O melhor pedaço da Maçã.

Qual é a galáxia que aparece todos os dias na sua “janela”?

Galáxia do OS X Mountain Lion

por Nelson Martinez

Publicidade

Você já se fez a pergunta do título? Claro, já sabemos que o fundo de tela do OS X Lion era a M31 ou NGC 224, a gloriosa “Andrômeda” — isto é, a Alma Gêmea da nossa Via Láctea. E sabemos também que a imagem dela foi profundamente alterada pela Apple.

Mas, então, vocês já descobriram qual foi a galáxia “azul” que inspirou a cara do OS X Mountain Lion? Se ainda não, aqui está uma foto do telescópio Hubble que foi usada como base para o fundo de tela do seu Leão da Montanha.

Galáxia do OS X Mountain Lion

É a NGC 3190, que foi publicada pela NASA como “imagem astronômica do dia” em maio de 2010.

Trata-se de uma galáxia de aproximadamente 75 mil anos-luz de diâmetro, a qual foi descoberta em 1874 e faz parte de um pequeno grupo de quatro galáxias chamado Hickson 44.

Publicidade

E, agora, compare com o seu fundo de tela e veja as modificações que a Apple causou. Além de expandir a sua aura e torná-la azul, apagou as suas galáxias irmãs e inseriu um grande número de estrelas, sendo que algumas delas são repetidas. É como se ela já estivesse dando sinais da sua pretensão futura de ajudar o divino a redesenhar o universo.

Galáxia do OS X Mountain Lion

Essa viagem espacial que os sistemas da Apple estão fazendo deve ter começado nas nebulosas artificiais do Mac OS X Leopard e a do seu primo Snow. Ela também aparece na antiga abertura de instalação com Orion ao fundo, ou na animação do Time Machine. Na sequência, com a chegada do Lion, ela passa por Andrômeda a 3 milhões de anos-luz, e agora pela NGC 3190 a 80 milhões de anos-luz daqui.

Mas o mais interessante disto é que a NGC 3190 realmente se localiza ao fundo da Constelação do Leão (Leo). Ou seja, essa imagem de alguma maneira transporta parte da energia do Signo de Leão, coisa que a imagem de Andrômeda não fazia, pois pertence à outra constelação.

Isso mostra que a Apple está buscando construir um fio de coerência nestes deslocamentos cósmicos, e que ela pode começar a adotar este padrão de dar o nome de uma constelação para o OS X, escolhendo uma das galáxias no fundo desta constelação para servir de fundo de tela para o seu sistema operacional.

Publicidade

Pelo Zodíaco, a constelação logo após o Leão seria Virgem (Virgo), mas o mais provável é que a Apple, com sua liberdade criativa, não percorra as constelações do círculo zodiacal, e opte por outras que contenham animais ou seres mitológicos como o Pégaso, o Unicórnio, a Hidra, o Dragão, o Centauro, etc.

Curiosamente, fui dar uma olhada entre as constelações mais próximas de Leo para determinar qual seria um nome provável para a próxima viagem, e descobri que, logo ao lado, existe um outro felino cósmico, que é a Constelação do Lince. Confiram neste pedaço do mapa estelar:

Galáxia do OS X Mountain Lion

Então o OS X 10.9 poderia concluir a série de felinos selvagens, com o Lynx, aquele que mais se parece com um gato doméstico. 🙂

Lince ou Lynx, próximo OS X?

E, através de uma lógica semelhante, buscaria combinar o nome do sistema com a imagem de uma bela galáxia que estivesse ao fundo desta constelação. No caso do Lince, uma das possibilidade seria a NGC 2683:

Galáxia de Lynx

Bem, como sempre, o tempo dirá se a Apple vai buscar (ou não) alguma coerência nas suas jornadas intergaláticas… Ou, talvez, quem esteja “viajando” sou eu.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPad continuará tomando o mercado de PCs, diz analista do Barclays

Próx. Post

↪ Referência nos betas do iOS 6 indica que novo conector de iGadgets terá 9 pinos

Posts Relacionados