O melhor pedaço da Maçã.

Conheça todos os detalhes e o que há de novo no Apple Watch Series 2

Modelos de Apple Watch Series 2 molhados

No evento especial de ontem, a Apple revelou a nova geração de seu relógio inteligente, o Apple Watch Series 2. Por fora, o design que você já conhece; por dentro, algumas melhorias foram feitas e alguns recursos que já eram esperados também apareceram.

Publicidade

É certo que, depois do lançamento, nós saberemos dos pormenores de seu funcionamento; mas, até que isso aconteça, fizemos um compilado com informações importantes que foram divulgadas até agora.

Series 1

Antes de entrarmos a fundo nas características do Series 2, é preciso esclarecer alguns pontos que causaram certa confusão.

No evento, o que deu a entender é que o Series 2 foi lançado e o anterior passou a se chamar “Series 1”. Na verdade, não foi isso o que aconteceu. Basicamente, eles lançaram *duas novas versões* (estas são as que estarão disponíveis para compra nas lojas da Maçã): o Apple Watch Series 1 e o Apple Watch Series 2.

O Series 1 tem as mesmíssimas configurações do que conhecemos como “Apple Watch” (o primeiro), mas com o processador dual-core (50% mais rápido) chamado de S1P. Já no Series 2, o processador também é dual-core e foi chamado de S2. Até o momento, a única diferença entre os dois processadores é a presença do GPS1Global positioning system, ou sistema de posicionamento global. integrado no S2.

Ou seja, nós ainda poderemos nos referir ao antigo relógio como apenas “Apple Watch” (processador S1) e os novos serão o Apple Watch Series 1 (processador S1P) e Series 2 (processador S2). Portanto, tome cuidado caso você queira comprar o Series 1 em uma loja que não seja a da Apple — pois você pode acabar comprando o anterior.

Publicidade

Além dessas mudanças, a única opção do Series 1 que você encontrará à venda é com acabamento de alumínio (prateado, dourado, ouro rosa ou cinza espacial) e pulseira esportiva.

GPS e bateria

Como esperado, a nova geração do Apple Watch agora vem com GPS integrado. Isso o tornará mais independente do iPhone em diversas situações. Um exemplo disso seria quando for necessário informações de navegação sem a necessidade do smartphone por perto.

Apple Watch Series 2 ouro rosa com pulseira de trama de nylon azul e rosa

Assim como o GPS, alguns rumores de uma suposta melhoria na bateria também circularam. Isso porque vazaram diversas imagens que mostravam uma bateria maior e mais potente. Infelizmente, o próprio site da empresa afirma que as mesmas 18 horas de autonomia foram mantidas na nova versão.

Como não houve nenhuma referência a uma bateria melhor na keynote, uma possível explicação seria que realmente a bateria aumentou, porém a melhora não pode ser sentida devido ao grande consumo dela pelo GPS. Mas isso são apenas teorias baseadas nas imagens vazadas; para ter uma confirmação, precisaremos esperar a desmontagem que normalmente a iFixit realiza.

Debaixo d’água

Apple Watch Series 2 video

A primeira geração do Watch já tinha classificação IPX7, o chamado “resistente a respingos” (que se manterá no Series 1), porém a novidade do Series 2 é sua resistência à água para até 50 metros de profundidade (padrão ISO 22810:2010). Isso quer dizer que a nova geração poderá ser usada para natação tanto em piscina quanto em mar aberto, para praticar rafting ou pescar sem que haja danos ao relógio.

Publicidade

Mesmo assim, a Apple não recomenda seu uso ao praticar esportes envolvendo velocidade e água — como é o caso do esqui aquático — ou com uma profundidade muito maior (por exemplo, mergulho).

Apple Watch alto-falantes

Para alcançar essa resistência, foi preciso modificar vários componentes em seu interior, sendo vedados por selos de borracha e modificando o esquema de funcionamento dos alto-falantes. Por depender de ar para funcionar, a estrutura dos alto-falantes anteriores deixavam a água entrar muito facilmente. No Series 2, em vez de evitar que a água passe por eles, a Apple criou um mecanismo para que a água entre, mas logo seja expulsa por eles mesmos.

Tela

A novidade em relação à tela da nova geração é somente a capacidade de duas vezes mais de brilho, com 1.000 nits, diferente da geração anterior que possuía somente 450 nits. Essa nova especificação permite que os usuários tenham uma experiência muito melhor ao lidar com o Watch em um ambiente muito iluminado como, por exemplo, quando ele está exposto ao sol.

Apple Watch Series 2 sendo usado em bicicleta

Em se tratando de material utilizado para compô-la, existem duas opções: o vidro de íon X para caixas de alumínio e o de cristal safira para caixas de aço inoxidável e cerâmica.

Dimensões

Apesar de as características externas terem se mantido, a nova geração está um pouco mais grossa e mais pesada.

No modelo de 38mm, o Series 2 tem 11,4mm de espessura e 28,2 gramas. Já na geração anterior, o mesmo modelo tinha 10,5mm de espessura e 25 gramas. No modelo de 42mm, o peso do Series 2 é de 34,2 gramas, diferente dos 30 gramas presentes na versão anterior.

No total, podemos observar um aumento de 0,9mm de espessura e de 4,2 gramas — o que pode ser devido à bateria supostamente 35% maior.

Acabamentos e nomes

Ao acessar o site da Apple, nós podemos ver como ela categorizou os Watches e isso tem causado certo embaraço em várias pessoas. Eis as opções que o site mostra: Apple Watch Series 2, Apple Watch Nike+, Apple Watch Hermès, Apple Watch Edition e Apple Watch Series 1.

Uma dúvida que surgiu neste tweet pode ter aparecido também nas mentes de tantos de nós: isso quer dizer que o Nike+, o Hermès e o Edition não são também Series 2? E a resposta é simples: sim, todos eles têm as inovações trazidas pelo Series 2, mas existem algumas diferenças quanto ao acabamento e às pulseiras. Portanto, a Apple achou por bem dar um destaque maior a estes modelos. Abaixo, nós explicaremos cada um para que faça um pouco mais de sentido.

APPLE WATCH NIKE+

Apple Watch Nike+

Assim como os demais, este modelo é também um Series 2 em seu interior. Entretanto, nele existem apenas duas diferenças: as pulseiras e mostradores exclusivos integrados ao app da Nike pré-instalado.

Você vai achar quatro opções para o Nike+: caixa de alumínio cinza espacial com pulseira preta/volt, caixa de alumínio cinza espacial com pulseira preta/cinza-gelo, caixa de alumínio prateada com pulseira cinza/volt e caixa de alumínio prateada com pulseira cinza/branca; nenhuma delas estará disponível para venda separadamente.

O aplicativo é completamente voltado para corredores e vem nativamente com este modelo. Ele possibilita acessar diversas informações de distância, passos, velocidade, trajeto percorrido, entre muitas outras opções. Além disso, uma gama de mensagens motivacionais aparecem para que o corredor não desanime.

O modelo também conta com uma complicação da Nike com integrações com o app.

APPLE WATCH HERMÈS

Apple Watch Series 2 com pulseira Hermès

Aproveitando o lançamento do novo Watch, a Hermès trouxe uma nova coleção de pulseiras para serem compradas junto dele. O novo design é o apresentado acima, com fecho duplo; já a novidade em material é o novo couro Epsom. A nova cor e material se juntam ao couro Swift, pulseira de duas voltas e a convencional, com uma volta apenas.

Para completar um visual “premium”, que lembre o estilo Hermès, a única opção de acabamento é a caixa prateada de aço inoxidável e ele também vem com uma complicação própria.

Comprando este modelo, você também leva uma pulseira esportiva laranja junto da caixa.

APPLE WATCH EDITION

Apple Watch Series 2 de cerâmica (Ceramic)

O nome permaneceu, mas as opções mudaram. Ou melhor dizendo: os modelos anteriores (feitas de ouro amarelo ou rosa) foram completamente descartados, ficando como “Edition” apenas o novo modelo, todo em cerâmica. Uma única opção de pulseira e cor veio com ele, a branca esportiva. Além disso, somente neste modelo, esta base de carregamento virá junto na caixa.

APPLE WATCH SERIES 2

Modelos variados do Apple Watch Series 2 de frente

Já que todos os que citei acima também são Series 2, por que a Apple escolheu separar dos demais essa opção? Apenas porque aqui se encaixam todas as combinações já conhecidas pelo público. Se você escolher a caixa de alumínio (prateado, dourado, ouro rosa ou cinza espacial), terá opção de pulseira esportiva ou de trama de nylon; já se optar pela caixa de aço inoxidável (prateado ou preto espacial) pode escolher entre pulseira esportiva, também de aço inoxidável ou de couro.

E o Apple Watch Sport, cadê?

Como você já deve ter notado, não há uma opção “Apple Watch Sport”, como havia anteriormente. Isso aconteceu pois o que seria considerado o Sport (com acabamento de alumínio e pulseira esportiva) agora será somente a pulseira esportiva junto de acabamentos de aço inoxidável, alumínio ou cerâmica, como foi citado acima.

Pulseiras

Não há nas pulseiras nenhuma novidade em termos de design. Mesmo assim, a Apple aproveitou o lançamento do Series 2 para incluir ou retirar cores das opções disponíveis.

ESPORTIVA

08-Apple-Watch-esportiva-cores-novas

Além das opções que já existiam, foram adicionadas mais quatro opções de cores: areia-rosa, azul-oceano, cacau e cinza-concreto.

TRAMA DE NYLON

08-Apple-Watch-esportiva-cores-novas08-Apple-Watch-nylon-cores-novas

Aqui, nós podemos ver mais cinco opções de cores adicionadas: rosa-claro/azul meia-noite, amarelo/cinza-claro, laranja-espacial/cinza carvão, café/caramelo, marinho e azul-lagoa.

FECHO CLÁSSICO

08-Apple-Watch-fecho-classico-cores-novas

Já na opção de fecho clássico, apenas a cor azul-mar foi adicionada.

OUTRAS OPÇÕES

Apple Watch pulseiras

A pulseira de fecho moderno permaneceu com quatro opções: azul meia-noite, preta, “Marigold” (algo como “malmequer”) e vermelha. Infelizmente, apenas as duas primeiras estão disponíveis no Brasil.

A pulseira de couro ficou com as cores cinza-fumaça e azul meia-noite, enquanto as pulseiras de estilo milanês e a de elos permaneceram somente com prateado e cinza-espacial.

·   ·   ·

Ah! E para aqueles que estavam se perguntando: sim, a nova geração será compatível com todas as pulseiras lançadas anteriormente.

O Apple Watch Series 2 e o Series 1 entrarão em pré-venda amanhã (9/9) e estarão disponíveis em diversos países a partir do dia 16/9. Para verificar os preços de todos os modelos, você pode dar uma olhada neste nosso post.

Notas de rodapé

  • 1
    Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Entendendo todas as diferenças entre os iPhones 7/7 Plus e os iPhones 6s/6s Plus

Próx. Post

A (nem tão) brilhante solução da Apple para quem quer usar fones com fio e carregar o iPhone 7 ao mesmo tempo: o Dock Lightning

Posts Relacionados