O melhor pedaço da Maçã.

Respondendo ao meme do Nelson sobre citação de Seth Godin

O Nelsão propôs um pequeno meme sobre a seguinte fase de Seth Godin, citada no seu post “Alignment“, que descreve um problema ocorrido na iTunes Store que não foi solucionado pela Apple de forma correta. A frase é a seguinte:

Publicidade

When there’s a gap between someone doing her job and doing the right thing, then management has failed.

Eu acho que o X desta frase diz respeito ao mérito que determinada pessoa tem e à sua proatividade para resolver determinado problema. Quando funcionário Fulano, com funções limitadas dentro de determinada companhia, tem consciência dos métodos para resolver algum assunto, tem vontade para resolvê-lo e sabe os meios que utilizará para tal mas não tem poderes para utilizar tais meios, então ele está no cargo errado. Ele já tem potencial para se tornar um gerente e ganhar mais poderes; a gerência, de fato, está falha… não está gerindo de forma correta.

O mercado está infestado de “profissionais” medíocres. Que de profissionais só têm o diploma de ensino superior que, como todos sabem, hoje em dia não diz muita coisa — e este é um dos grandes motivos para tal. Novas faculdades são abertas todas as semanas, virou um negócio como qualquer outro. Daí a necessidade de se criar gaps e exigências para faculdades poderem se tornar universidades. Sim, há uma grande diferença.

Publicidade

A mediocridade dos ditos profissionais leva o nível do mercado lá pra baixo. Limitações nas funções é o que esses medíocres mais desejam. Quanto menos tiverem e puderem fazer, melhor. Afinal, o pouco que fazem, para eles, já é um exagero; algo que pode ser resolvido em 20 minutos normalmente leva 2 horas (ou mais) na mão dessas pessoas. Aí, chega o final do expediente e estes vão para suas casas felizes da vida, certos de que tiveram um duro dia de trabalho e não se desocuparam um segundo sequer. Vida difícil.

Fulano nasceu para o cargo de gerência quando limitações em funções lhe incomodam — dão-lhe a sensação de estar preso, enclausurado. Essa pessoa está sempre buscando mais, se superando em suas funções na medida do possível (para não invadir o espaço do chefe, claro), mostrando-se sempre disponível, interessada e persistente. A menos que este esteja em uma empresa com uma gerência impecável, logo alguma situação rotineira abrirá os olhos dos mais altos executivos e lhes farão pensar: “minha gerência está falhando?”

Se quiserem gerir, desarmem os gerentes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AppleInsider declara: Mac mini está morto

Próx. Post

MacBooks e MacBooks Pro apresentam problemas com baterias

Posts Relacionados