Rumor: design do “iPad mini” deve ser mais parecido com o do iPod touch

iPad mini

Os rumores sobre um iPad menor estão pipocando pela internet desde 2010, ano de lançamento da tablet da Apple. Ninguém conseguiu ainda provar sua existência, apesar das diversas publicações sobre o assunto. Mas, independentemente de toda essa história ser verdade ou não, John Gruber, do Daring Fireball, expôs suas opiniões sobre o design de um iPad menor.

Publicidade

iPad mini

Mockup do “iPad mini”, à esquerda.

De acordo com Gruber, a maioria dos jornalistas vem imaginando um iPad menor da forma errada. John acredita que ele não será um iPad 2 reduzido, e sim mais parecido com um iPod touch fermentado. Ele explica: cada dispositivo da Apple tem suas próprias proporções. O iPad, por exemplo, tem margens que seguem as proporções da tela; já o iPod touch (e o iPhone) tem as margens verticais bem maiores que horizontais, e isso se deve à forma que utilizamos cada dispositivo.

Publicidade

Um “iPad mini” só faria sentido se pudesse ser segurado confortavelmente com apenas uma mão (pela parte de trás, como fazemos com iPhones/iPods touch), enquanto a outra interage com a tela. A margem não precisaria ser tão grande quanto no iPad de 9,7″, que “necessariamente” precisa.

Sendo assim, Gruber coloca suas fichas num iPad do tamanho do Nexus 7, do Google, com apenas 200x135mm. Então, com o mesmo tamanho que o seu maior concorrente, o “iPad mini” teria ainda mais vantagem, já que ele deve vir com uma tela de 7,85″.

E na batalha entre tablets de sete polegadas, peso e espessura são elementos-chaves. Gruber aposta num iPad com apenas 265g e 7,2mm — espessura do iPod touch! Se o “iPad mini” realmente chegar para a briga, sua tela maior (que a de outras tablets de 7″), tamanho igual e peso menores atrairão muitos consumidores, tirando a fatia desse mercado das mãos da Samsung e do Google.

Publicidade

[via MacRumors]

Posts relacionados