Padrão de vídeo HEVC permitirá quase duas vezes mais compressão que o atual (H.264), mantendo a mesma qualidade

Logo do Moving Picture Experts Group (MPEG)

Logo do Moving Picture Experts Group (MPEG)Entre os dias 16 e 20 de julho, em Estocolmo, rolou um encontro do Moving Picture Experts Group (MPEG). Mais de 450 pessoas de 26 diferentes países, representando operadoras, fabricantes de computadores, de eletrônicos, etc., discutiram a aprovação do novo padrão HEVC (High Efficiency Video Coding, algo como Codificação de Vídeo de Alta Eficiência). Se tudo der certo, o formato permitirá níveis de compressão aproximadamente duas vezes mais elevados do que o atual padrão H.264/AVC.

Publicidade

Levando em conta que vídeos, hoje, representam a grande maioria do tráfego de redes, e que isso tende a aumentar ainda mais — em 2015 a projeção é de que eles representem 90% do tráfego, segundo Per Fröjdh, gerente da Ericsson Research —, não é de se espantar que a indústria como um todo está animada/interessada na nova tecnologia.

Na prática, o padrão permitirá a redução pela metade da taxa de bits, mantendo a mesma qualidade visual, ou o dobro do número de canais de televisão com a mesma largura de banda — o que terá um enorme impacto na indústria. Para Fröjdh, o formato HEVC poderá ser lançado em produtos comerciais já em 2013.

Numa nota relacionada, a Ericsson Research também está trabalhando com o MPEG em um novo tipo de formato de compressão de vídeo 3D, abrindo portas para um padrão que não necessita da utilização de óculos. As estimativas são de que essa tecnologia chegará em 2014.

Publicidade

Incrível pensar em tanta tecnologia, mas uma coisa me incomodou muito nisso tudo: custa muito contratar um designer para refazer o logo do grupo? Meu Deus! 😛

[via 9to5Mac]

Posts relacionados