O melhor pedaço da Maçã.

Mudança de planos: novo Mac Pro continuará sendo produzido nos EUA

Diga ao povo que ele fica
Mac Pro

Depois de meses, parece que as incertezas sobre a origem do novo Mac Pro estão, finalmente, encerradas. A Apple anunciou hoje que sua nova workstation profissional, ao contrário do que se previa, continuará sendo produzida em Austin, Texas (Estados Unidos) — da mesma forma que tem acontecido com o modelo “lata de lixo”, introduzido em 2013.

Publicidade

Se vocês estão meio perdidos na história toda, vale uma recapitulação: no fim de junho, o Wall Street Journal publicou uma matéria informando que, com a estreia da nova geração do Mac Pro, a Apple moveria sua produção para a China. A movimentação seria motivada por um corte de custos, mas iria contra toda uma tendência, dentro da própria Maçã, de mover suas operações para fora do País da Muralha — e, mais ainda, poderia estremecer ainda mais as relações da empresa com Donald Trump.

Não deu outra: após um pedido da Apple, o presidente americano afirmou que não concederia à gigante nenhuma isenção fiscal na fabricação do novo Mac Pro na China. A maré, entretanto, mudou ao longo da última semana, quando a Casa Branca decidiu que aprovaria a isenção de impostos relacionados a 10 dos 15 componentes dos novos computadores.

Foi exatamente essa decisão que levou à mais nova reviravolta na novela. Com a isenção fiscal das peças, a Apple poderá continuar produzindo o Mac Pro em Austin sem um impacto muito grande na conta das suas operações. E mais que isso: segundo a empresa, o valor dos componentes produzidos nos EUA na nova máquina é 2,5x superior em relação ao antigo Mac Pro “lata de lixo”, com peças desenvolvidas e produzidas em 8 estados americanos por mais de 12 fornecedoras.

Publicidade

O CEO Tim Cook compartilhou algumas palavras sobre a notícia:

O Mac Pro é o computador mais poderoso já feito pela Apple e nós estamos orgulhosos de montá-lo em Austin. Nós agradecemos a administração municipal pelo apoio ao possibilitar essa oportunidade. Acreditamos profundamente no poder da inovação americana. É por isso que todos os produtos da Apple são projetados nos EUA e feitos com peças de 36 estados, ajudando a manter 450.000 empregos em fornecedoras locais — e nós continuaremos crescendo a partir disso.

A Apple notou que a iniciativa de continuar fabricando o Mac Pro localmente faz parte do seu plano maior de investir US$350 bilhões nos EUA até 2023 — só no ano passado, a empresa injetou mais de US$60 bilhões na economia do país. É bom lembrar, também, que a Maçã expandirá significativamente sua presença em Austin com a construção do seu novo campus na capital texana.

Que bom, então, que tudo se resolveu no fim das contas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 11 Pro Max tem a melhor tela já colocada num smartphone, diz DisplayMate

Próx. Post

Nona versão beta do macOS Catalina 10.15 e primeira do watchOS 6.1 estão disponíveis!

Posts Relacionados