O melhor pedaço da Maçã.

Apple vs. Samsung: nada de acordo entre CEOs, considerações finais, deliberação e… seja o que Deus quiser!

Julgamento Apple vs. Samsung

O julgamento entre Apple e Samsung está (graças a Deus!) chegando ao fim, e hoje foi o dia em que as empresas apresentaram suas considerações finais.

Publicidade

Julgamento Apple vs. Samsung

Abaixo, as últimas notícias da disputa que merecem destaque:

Parece, mas não é

Vinte páginas e 33 questões. Esse é o formulário que o júri terá que responder para chegar ao veredito, segundo o AppleInsider. Parece até fácil, levando em conta o tamanho da briga, certo?

Publicidade

Errado! São tantas patentes, produtos e subsidiárias de empresas envolvidas que, no fim, mais de 700 questões deverão ser consideradas. O júri terá que decidir não somente se a Samsung Electronics infringiu patentes da Apple, mas se a Samsung Electronics America e a Samsung Telecommunications também. Levando em conta que 24 aparelhos fazem parte da disputa… é, fiquei com pena deles.

Assunto pra lá de complicado

A CNET News informou que a juíza Lucy Koh está bastante preocupada com o júri. Koh disse que o assunto é pra lá de complicado — ela mesma gastou bastante tempo imersa nesse mundo de patentes e tem dificuldades em compreender tudo, imagine o júri!

Publicidade

“É tão complexo, e existem tantas peças aqui”, disse a juíza.

Aviso sobre destruição de evidências

Ainda ontem falamos que Koh avisaria ao júri que, assim como a Samsung, a Apple também destruiu evidências importantes para a disputa. Contudo, segundo a CNET News, como as duas empresas estavam na pior (nesse quesito), costuraram um acordo e esta informação não será divulgada ao júri pela magistrada.

Nada de acordos entre CEOs

De acordo com o The Verge, Kevin Johnson, advogado da Samsung, disse à juíza que os CEOs conversaram, mas que nenhuma resolução pacífica para o caso foi encontrada.

O júri

Segundo o TechCrunch, são essas, as pessoas que decidirão o futuro da disputa e, consequentemente, do design industrial do mercado de smartphones:

Publicidade
  1. Um engenheiro elétrico.
  2. Uma dona de casa.
  3. Um trabalhador de construção.
  4. Um jovem desempregado que gosta de videogames.
  5. Um agente de seguros.
  6. Um ex-militar (marinha dos Estados Unidos).
  7. Uma gerente de operações de uma loja de ciclismo.
  8. Um gerente de projeto da AT&T.
  9. Um beneficiário e gerente de pagamentos que trabalha com startups.

Eu é que não queria estar na pele de um desses…

Instruções para o júri

Antes das considerações, a juíza leu para o júri as instruções finais — um calhamaço de 109 páginas, conforme podemos ver abaixo:

O documento nada mais é do que um apanhado de tudo que rolou, esclarecendo quem está acusando quem, com que armas (patentes), o que busca como compensação, etc. A coisa deve ter sido tão cansativa que, antes mesmo de começar, Koh disse:

Eu preciso que todos fiquem conscientes durante a leitura de instruções, incluindo eu mesma, então vamos levantar de vez em quando para garantir que o sangue ainda está fluindo.

Considerações finais

Segundo a Reuters, os advogados da Apple pediram ao júri que considerem o testemunho de uma designer sul-coreana, que disse ter trabalhado dia e noite em aparelhos da Samsung, por três meses. “Naqueles críticos três meses, a Samsung foi capaz de copiar e incorporar o resultado do investimento de quatro anos da Apple em trabalho duro e engenhoso — sem tomar qualquer um dos riscos.”

Eles também pediram para o júri levar em consideração a cronologia dos fatos e os documentos internos da Samsung apresentados, os quais revelam, entre outras coisas, que a empresa passou por uma crise de design e o alerta do Google de que o design dos aparelhos da empresa estavam muito similares aos de iGadgets.

Nós temos que proteger o nosso investimento nestas inovações. Porque se não o fizermos, não teremos pessoas como [as que trabalham na] Apple, passando cinco anos num quarto e aparecer com um dispositivo que revoluciona o celular.

Já o AppleInsider disse que os advogados da Samsung afirmaram que consumidores não confundem os aparelhos das empresas, e que um veredito a favor da Apple acabaria com a competição/prejudicaria consumidores. “Em vez de competir no mercado, a Apple está buscando uma vantagem competitiva no tribunal. A Apple pensa que tem o direito de ter um monopólio sobre um retângulo arredondado com uma tela grande. É realmente incrível”, disse um deles.

Basicamente, a Samsung bateu bastante na tecla de o formato dos aparelhos da Maçã (e até mesmo dos ícones utilizados neles) ser bastante genérico, e que a Apple não pode ser dona de uma forma ou de uma matriz de cores. Além disso, os advogados da sul-coreana reforçaram que as contas (prejuízos, danos materiais, etc.) realizadas pela Apple são completamente descabíeis.

Pode brincar, mas não pode atualizar

A PCWorld afirmou que, com o intuito de manter tudo do jeito que está, o júri foi alertado para não atualizar ou inserir cartões SIM nos aparelhos utilizados como evidências, os quais eles terão acesso — vai que um deles atualiza o Android para o “Jelly Bean” (4.1) e acaba complicando o caso…

Veredito

A partir de agora, o júri deliberará o caso. Não vai ser fácil, então não devemos esperar uma decisão amanhã, já que a coisa vai ser muito discutida. Obviamente nós ficaremos atentos e, assim que alguma notícia importante sobre o caso sair, avisaremos. 😉

·   ·   ·

Numa nota relacionada, corre paralelamente a este caso outra disputa envolvendo o Galaxy Nexus, o qual foi banido dos Estados Unidos. A Samsung apelou da decisão, e a essa audiência rolou justamente por isso. A Apple continua afirmando que o produto da Samsung copia recursos-chave do iPhone, como a Siri (assistente virtual presente no iPhone 4S), dizendo ainda que ele foi uma tentativa da sul-coreana de roubar seu mercado, se utilizando de um aparelho similar.

O advogado da Samsung rebateu, dizendo que as vendas do Galaxy Nexus foram pequenas demais a ponto de incomodar a Apple. Segundo a Bloomberg, apesar de as considerações terem sido feitas, o caso só será julgado em março de 2014 — até lá estaremos no “Galaxy Nexus Pegasus 2.8” e no iPhone de sétima geração.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sticky Notifications é um novo utilitário prático para criar rápidos lembretes no Mac

Próx. Post

↪ Empresa cria mesas de centro com antigos Power Macs G3 e G4

Posts Relacionados