O melhor pedaço da Maçã.

Apps da Apple não poderão mais burlar firewalls no macOS 11.2

macOS Big Sur

Em novembro passado, alguns desenvolvedores e pesquisadores de segurança se mostraram preocupados com uma mudança no macOS Big Sur, a qual permite que os aplicativos da Apple contornem firewalls e VPNs1Virtual private network, ou rede privada virtual. (seja a solução nativa ou de terceiros) em basicamente qualquer situação.

Publicidade

Como isso poderia levar a violações de segurança e privacidade, a Apple removeu a extensão ContentFilterExclusionList, a qual dava carta branca para seus apps, da segunda versão beta do macOS Big Sur 11.2 — após, é claro, muita pressão por parte dos desenvolvedores.

ContentFilterExclusionList no Terminal

As informações foram divulgadas pelo pesquisador Patrick Wardle, que explica tudo tim-tim por tim-tim nessa página.

Meu Deus, nós conseguimos! 🤩 Graças aos comentários da comunidade (e sim, a má publicidade), a Apple decidiu remover o ContentFilterExclusionList (no macOS 11.2 beta 2). Isso significa que firewalls de filtragem de pacotes (por exemplo, LuLu) podem agora monitorar/bloquear de forma abrangente todo o tráfego do sistema operacional!!

Em outras palavras, isso significa que os aplicativos da Apple não poderão mais contornar firewalls de terceiros e usuários poderão monitorar novamente o tráfego desses softwares na web.

Detalhes da App Store em app de firewall

No entanto, a presença ou ausência de um recurso em uma versão beta não é uma garantia de que tudo será implementado exatamente dessa forma na versão final do sistema, que chegará às mãos de usuários — mas, entendendo que isso pode dar brechas para invasores, é provável que a Apple esteja se preparando para resolver tudo isso mesmo.

Em uma nota relacionada, ontem informamos que a segunda versão beta do macOS 11.2 também trouxe outra mudança, a qual poderá impedir que apps para iOS não autorizados rodem em Macs com M1 — muito provavelmente devido a proteções de DRM2Digital rights management, ou gestão de direitos digitais..

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.
  • 2
    Digital rights management, ou gestão de direitos digitais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que são e como desativar as atualizações em 2º plano de iPhones, iPads, Apple Watches e Apple TVs

Próx. Post

Evernote apresenta nova página inicial com widgets

Posts Relacionados