O melhor pedaço da Maçã.

Designer sugere melhorias na interface do Google Chrome para Mac

Ícone do Google Chrome para MacO beta público do Google Chrome para Mac está aí e, enquanto muitos comentam sobre sua velocidade, estabilidade e recursos, um ponto fundamental — especialmente para usuários de Macs — é a interface do produto. O Chrome é bem simples/clean — o que agrada muita gente —, mas ele tem alguns defeitos.

Publicidade

O designer e editor do Cult of Mac, Craig Grannell, resolveu trabalhar um pouco em cima desses aspectos e propôs mudanças no software que afetam única e exclusivamente a sua barra superior, onde ficam as abas.

Para começar, Craig trouxe de volta a linha de título do browser — o que adiciona cerca de 11 pixels à sua altura (ohhh!), mas trata-se de algo extremamente compensado por usabilidade. Nas abas só conseguimos ver alguns caracteres iniciais, o que não é lá muito legal.

Mockup de interface do Chrome para Mac

Além disso, ele mudou um pouco o formato das abas, tornando-as mais Apple-like. Mas a grande alteração foi levar o botão de fechar para a esquerda, o que condiz com a forma como o Mac OS X se comporta. Para viabilizar isso, perdemos os favicons de sites; Craig sugere, então, que o favicon do site ativo continuasse sendo mostrado na barra de títulos.

Publicidade

A outra mudança pesa muito mais pro lado da usabilidade do que pela beleza visual:

Mockup de interface do Chrome para Mac

E eu não poderia concordar mais com Craig: o modo como o Chrome trata abas hoje é muito ruim. Em sua sugestão, o navegador passaria a se comportar como o Safari e o Firefox, definindo uma largura mínima para abas e adicionando um menu de acesso às outras (via lista, widget, miniaturas — não importa) no final da lista.

De uma maneira geral, é curioso como muito dessa proposta ficou parecida com o que deveremos ver na chegada do Firefox 4. E se você se interessou pela discussão do botão de fechar abas à esquerda, vale a pena ler este outro artigo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vendas de smartphones crescem em 2009, mas ainda estão abaixo do esperado

Próx. Post

5.0 Megapixel Camera promete melhorar as fotos tiradas com o iPhone

Posts Relacionados