O melhor pedaço da Maçã.

O TextExpander para Mac é uma mão na roda (e menos mão no teclado)

Ícone - TextExpander

por Antonio Peregrino

Publicidade

Ícone - TextExpanderA desenvolvedora californiana SmileOnMyMac há tempos é conhecida por desenvolver um software para Macusers que reduz a necessidade de digitação de palavras, números ou textos inteiros (incluindo até formulários) de maneira repetitiva: é o TextExpander.

Neste aplicativo, o usuário cria atalhos de teclado (snippets) com “siglas” que lhe sejam intuitivas (e que não coincidam com outras que realmente existam e precisem ser usadas) e define o que será preenchido em praticamente todos os softwares no seu Mac — objetivamente, os nativos, em Cocoa — quando digitá-las.

TextExpander - Mac OS X

Como exemplo pessoal, uso “rrdd” para que seja substituído por “Recife ‘e a data atual’”, ou “aaee” para que o software automaticamente escreva “Antonio Peregrino ‘e meu endereço”. Você também pode definir endereços da web ou emails para usar também no navegador ou gerenciador pessoal de sua preferência. Por exemplo, “eeww” significando “fulano@me.com” ou “wwme” para “www.me.com”. As possibilidades são muitas! 😉

Publicidade

O software vem com alguns snippets pré-formatados (data, hora, endereço, emoticon…), mas o bacana e principal é a criação das suas próprias entradas customizadas — as quais podem ser sincronizadas com a Nuvem, via MobileMe ou Dropbox.

Uma das coisas mais práticas é a criação de textos grandes, que sejam usados com frequência. Podem ter “entradas” inseridas como formulário para a complementação de algum detalhe que seja variável. Por exemplo: tenho um email que envio com frequência para alunos sobre qual o assunto do próximo seminário. O email está todo pré-formatado em apenas um snippet. Nele, incluí um campo com o nome do seminário, que é a única coisa que precisa ser completada na hora.

TextExpander - Mac OS XTextExpander - Mac OS X

Ele é muito bom para editores de texto (funciona perfeitamente no Editor de Textos [TextEdit] do Mac OS X e no Pages, da suíte iWork) e emails, inclusive no aplicativo Mail da Apple. O software pode funcionar sempre em segundo plano, ou apenas quando quisermos.

O TextExpander requer o Mac OS X 10.6 ou superior e custa US$35, mas há uma versão trial disponível para download gratuitamente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na [Mac] App $tore: Vocabology, Ringtone Maker, Next, Victory March e mais!

Próx. Post

Dica do dia: usando a tecla “Shift” para interromper temporariamente o login automático do Mac OS X

Posts Relacionados