O melhor pedaço da Maçã.
rifky naufaldy / Shutterstock.com
Logo da Apple

2023: o que não veio neste ano e a Apple guardou pro próximo

Em 2022, os lançamentos da Apple alternaram entre adições interessantes e meras atualizações de produtos de determinadas linhas. A empresa apresentou o iPhone 14 Pro, com a sua Ilha Dinâmica (Dynamic Island) e o novo MacBook Air com chip M2; também tivemos o iPhone 14, “irmão gêmeo” do 13, assim como os iPads Pro (M2), bastante semelhantes à geração anterior.

Publicidade

Em meio aos novos produtos, navegamos, como sempre, por um mar profundo de rumores e especulações sobre o que vem (ou assim é esperado) pela frente. E várias novidades eram aguardadas para este ano, mas acabaram não sendo apresentadas pela Maçã — algumas mais óbvias, como atualizações de produtos já existentes; outras mais especulativas, a exemplo de produtos totalmente novos.

Sendo assim, em 2023, é quase certo que veremos novos iPhones, iPads e Apple Watches com novos recursos, assim como a empresa tradicionalmente faz. Há, porém, produtos com menos regularidade no lançamento — os quais chegaram a ser esperados para 2022 — e outros que poderão ainda ser apresentados no futuro.

Vamos, então, relembrar o que não veio neste ano e que poderá vir em 2023?

Headset de AR/VR

Talvez um dos rumores mais inusitados envolvendo a Apple, o headset de realidade aumentada/virtual, terminou por não ver a luz do dia em 2022. Com o registro da marca “realityOS” em diversos países, incluindo no Brasil, começou-se a gerar certa expectativa de que o lançamento do produto poderia ocorrer ainda neste ano, embora essa ideia tenha perdido força pouco tempo depois.

Conceito de headset da Apple por Jermaine Smit

O conhecido analista Ming-Chi Kuo afirmou, em algumas oportunidades, que o headset chegará em 2023 e que misturará AR com VR. A partir disso, diversos rumores do potencial produto já surgiram, incluindo em relação ao display que será usado, à produção e até mesmo a um metaverso próprio que poderá ser criado.

Publicidade

Sabe-se que em meio a toda essa especulação existe muito ruído, mas há figuras importantes, como o próprio Kuo, ecoando o rumor de que realmente veremos um headset de AR/VR da Apple. Será interessante ver como a empresa entrará nesse mercado, caso isso se concretize, bem como de que maneira evitará lançar um produto “mais do mesmo”, um problema recorrente em ofertas do setor.

Novos MacBooks Pro de 14″ e 16″

No caso dos MacBooks Pro, esperava-se bastante que suas versões de 14 e 16 polegadas fossem atualizadas este ano, ganhando processadores da linha M2 (no caso, os “M2 Pro/Max”), além de possíveis novos recursos. Todavia, os meses foram se passando e terminamos não vendo as novas versões dos laptops topos-de-linha da Maçã.

Em outubro, leakers — além do jornalista Mark Gurman — afirmaram, indo de encontro ao dito anteriormente, que só veremos novos MacBooks Pro de 14″ e 16″ no ano que vem. As mudanças, assim como nos iPads Pro (M2), não deverão fugir da esfera de atualizações geracionais, como no processador, mantendo atributos como o design.

Mac Pro e Mac mini

Ainda em matéria de Macs, dois produtos que foram esquecidos no churrasco em 2022 foram o Mac Pro e o Mac mini — o último ao menos conta com uma versão com chip M1, mas o primeiro chegou inclusive ao ponto de ter a sua existência questionada com o lançamento do Mac Studio, que é destinado ao mesmo público e conta com o Apple Silicon.

Mac Pro versão rack

Um suposto Mac mini com chip M2 chegou a vazar em uma loja, embora depois fosse comprovado que o rumor não era exatamente baseado na realidade. Já em relação ao Mac Pro, a Apple teria desistido de lançar uma versão do computador topo-de-linha neste ano, deixando para 2023 — sabe-se lá com qual chip.

iMac de 24″ e iMac Pro

Um dos produtos mais icônicos da Apple, o iMac ganhou uma nova versão pela última vez em abril de 2021 — com um design renovado, novas cores e chip M1. Assim como os MacBooks Pro, ele ainda não recebeu uma atualização com um novo processador M2, algo que apenas o MacBook Air e o Pro de 13″ têm.

Conceito de iMac Pro de 27"
Conceito de iMac Pro de 27″

Fato é que não houve lançamento de um novo iMac em 2022. Já no início do ano, previsões apontaram que um novo modelo da máquina só seria apresentado em 2023, assim como um novo Mac mini. Para Gurman, o computador poderá vir até mesmo com um chip “M3” ou a próxima geração do Apple Silicon para Macs — pulando, assim, o M2.

Publicidade

Outro Mac ainda mais esquecido é o iMac Pro, lançado em 2017 e descontinuado em 2021. Segundo Gurman, a Apple está interessada em lançar um novo modelo do produto, mas atrasos internos atrapalharam esse plano. Conforme falado há quase um ano, deverá ocorrer uma reformulação no design da máquina.

Monitor Mini-LED

Após o lançamento do Studio Display, criou-se a expectativa de que a Apple poderia lançar um monitor de 27″, feito com a tecnologia Mini-LED e compatível com ProMotion (taxas de atualização de até 120Hz). Esperava-se que ele fosse lançado em meados de junho deste ano, mas ele terminou não sendo apresentado.

Apple Studio Display de frente, rodando o macOS Monterey

De acordo com o analista da cadeia de produção de displays Ross Young, deveremos ver o novo display no primeiro semestre de 2023. Ele deverá se assemelhar mais ao Studio Display do que ao Pro Display XDR, que tem 32″ e resolução 6K.

AirPods Max com novas cores

A única novidade em matéria de fones de ouvido de 2022 foram os AirPods Pro de segunda geração. Também se especulava, contudo, que seriam lançadas novas cores para os AirPods Max — um produto que ficou um pouco esquecido na linha, talvez em razão do seu preço muito elevado, o que deixa os fones bastante segmentados.

Conceito de AirPods Max de segunda geração

De todo modo, terminamos não vendo mais nada em matéria dos AirPods além da nova versão do modelo Pro. Seria interessante ver o modelo Max com novas cores e, como também já especulado por Gurman, com um preço menor.


Como sempre, é importante manter em mente que estamos falando de rumores e que as previsões/especulações podem mudar com o tempo. Ainda assim, são possibilidades que vêm sendo ventiladas há algum tempo e poderão se concretizar no próximo ano.

E você, o que gostaria de ver sendo lançado pela Apple em 2023?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Relembre as principais contratações e saídas da Apple em 2022

Próx. Post

Promoções na App Store: i know percent, memories365, Statistics Calculator++ e mais!

Posts Relacionados