O melhor pedaço da Maçã.

As cópias continuam: HP lança computador tudo-em-um muito parecido com o iMac [atualizado]

HP SpectreONE

Assim como a Apple, muitas fabricantes comercializam desktops tudo-em-um (all-in-one), e isso não é novidade para ninguém. Mas em tempos de guerra de patentes e proteção de propriedade intelectual, confesso que me impressionou ver um dos últimos lançamentos da Hewlett-Packard, batizado de HP SpectreONE.

Publicidade

HP SpectreONE

Até hoje, a HP vinha trabalhando com um design de computadores tudo-em-um bastante proprietário — você olhava para eles e logo sabia que se tratava de um HP. Agora, porém, a coisa descambou, com a empresa dando uma de Samsung e “se inspirando demais” num produto da Apple — com direito até mesmo a um teclado e a um trackpad nos moldes dos da Maçã!

Independentemente da qualidade da máquina (display Full HD 1080p de 23,6 polegadas, GPUs de 1GB da NVIDIA, últimos processadores da Intel, NFC, etc.), é inegável que o conjunto ficou muito parecido com o iMac. É feio, para a HP, lançar algo assim, tão destoante de sua linha e tão parecido com algo da concorrência.

Publicidade

A Apple, assim como outras empresas, se inspira em produtos, conceitos e ideias de outras empresas. Mas existe uma linha tênue entre inspiração e cópia. John Gruber, do Daring Fireball, deu um belo exemplo, utilizando como base as recentes comparações de inspiração entre Braun, Apple e Samsung:

A velha piada diz que inspiração é quando você copia algo de alguém; plágio é quando alguém copia você. Mas, para mim, a diferença é sobre se inspirar para criar algo novo, contra copiar para criar algo derivado. Essa é a diferença entre grandes artistas que roubam e artistas ruins que copiam. Os produtos da Apple estão em categorias diferentes dos dispositivos correspondentes da Braun, e são separados por décadas.

Ele continua, dizendo que Dieter Rams (famoso designer) se sente *lisonjeado* pelas constantes palavras ditas por Jony Ive (chefão de design da Apple) sobre ele e pelas criações da Maçã inspiradas nele [1, 2, 3]; do outro lado, é praticamente certo que nenhum designer da Apple sente o mesmo por algum da Samsung — e agora provavelmente da HP.

Eu, pelo menos, assino embaixo.

Atualização

Não é só com computadores tudo-em-um. O ultrabook HP Envy Spectre, pelo jeito, também resolveu adotar um visual à la MacBook Pro. Neste caso, pelo menos, a “tampa” preta e o desenho do “chassi” não são tão parecidos, mas é inegável a semelhança ao olharmos para a imagem abaixo:

Ultrabook HP Envy Spectre

Heh.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Dica de leitura: Bloomberg perfila Noreen Krall, diretora de advocacia e litígios da Apple

Próx. Post

Ubisoft lançará Rayman Jungle Run para iOS e Android em 20 de setembro

Posts Relacionados