O melhor pedaço da Maçã.

Dica de leitura: o surgimento da era de ouro do Vale do Silício, retratado por Doug Menuez

Steve Jobs - Foto de Doug Menuez

Durante 15 anos, o fotógrafo Doug Menuez documentou, através de imagens, o surgimento da era de ouro do Vale do Silício. Obviamente, Steve Jobs não poderia ter ficado de fora, sendo inclusive o motivo pelo qual o projeto ficou engavetado por tanto tempo — apesar de ter autorizado as fotos e de ter liberado a publicação de um artigo na revista Life, o ex-CEO da Apple mudou de ideia logo depois, vetando a matéria. Menuez não gostou nada, mas Jobs disse que, um dia, ele “se divertiria com elas (fotos)”.

Publicidade

Steve Jobs - Foto de Doug Menuez

Muitas outras fotos, assim como toda a história do projeto, estão lá no artigo da Wired, inclusive o motivo pelo qual o projeto apareceu agora:

Menuez se afastou da história em 2000, após o estouro da bolha “pontocom” e, em 2004, as bibliotecas da Universidade de Stanford adquiriram o arquivo. Mas foi neste ano, quando Menuez foi convidado a mostrar o projeto na Photobiennale Moscou, que uma edição abrangente do trabalho chegou à opinião pública.

Executivos numa mesa dentro de um galpão - Foto de Doug Menuez

Vale destacar ainda duas passagens muito interessantes do artigo. Uma na qual Menuez comenta a foto acima — uma das mais importantes, na opinião dele — dizendo que ali, sentado, cercado pelo imenso vazio, ele se comoveu com a determinação firme de Jobs e de seus empregados (da NeXT) em realizar o projeto.

Publicidade

Na outra, Menuez disse que todos hoje no segmento tecnológico estão muito preocupados com lucro, e que antes a ideia girava mais em mudar o mundo e menos em ganhar toneladas de dinheiro. “Naquela época, você tinha um raro conjunto de circunstâncias, uma tempestade perfeita de criação.” O fotógrafo afirmou ainda que Jobs e outros líderes do Vale do Silício estavam focados em mudar o paradigma, inventando algo que mudaria tudo, e que hoje não existem investidores com essa paciência, que não há tempo suficiente para fazer um avanço similar.

Vale a pena passar na Wired e ler o artigo completo — além de ver as fotos, é claro. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: produção em massa de iMacs e do MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina começou agora em setembro

Próx. Post

Intuit lança versão 2013 do seu gerenciador financeiro QuickBooks para Mac

Posts Relacionados