O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor explica por que acha que a tela de 4,7 polegadas do “iPhone 6” terá 750×1334 pixels [atualizado: mockup de screenshot]

Layout de apps em 4,7 polegadas

Se ontem nós vimos supostas cases para o “iPhone 6” que corroboram uma teoria de Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, hoje trazemos uma aposta de um desenvolvedor que explica por que a resolução de 750×1334 pixels citada pelo analista para a suposta nova tela de 4,7 polegadas seria ideal.

Publicidade

De acordo com Kuo, a Apple manterá os 326 pixels por polegada atuais no seu novo aparelho maior — ou seja, simplesmente “ganharíamos” pixels em todos os lados (55 pixels de cada lado, 99 pixels em cima e embaixo). Se ela fizer isso, irá contra alguns que acham que, para aumentar a tela, ela teria que novamente dobrar a resolução — para 1280×2272 pixels, portanto.

O desenvolvedor explica que, seguindo os números de Kuo, muitos apps que já adotaram — por recomendação da própria Apple, diga-se — interfaces com Auto-Layout funcionariam bem na tela de 4,7 polegadas sem esforço nenhum, visto que os elementos gráficos todos permaneceriam iguais. Nós simplesmente teríamos mais espaço para tudo, assim como aconteceu verticalmente na transição das telas de 3,5 para 4 polegadas.

Veja dois exemplos criados por ele:

Layout de apps em 4,7 polegadas

Layout de apps em 4,7 polegadas

Para apps que não utilizam Auto-Layout, a interface ficaria então centralizada com faixas pretas em todos os lados — exatamente como rodam apps de iPhone em iPads. É assim que rodam, também, apps ainda não otimizados para telas de 4 polegadas — porém nesse caso as faixas pretas aparecem apenas em cima e embaixo.

Publicidade

Tecnicamente, fazendo essa escolha a Apple estaria ficando atrás de outras fabricantes que estão apostando em telas com densidades de pixels ainda maiores. Por outro lado, a designação “Retina” justamente tem a ver com o fato de que é praticamente impossível, a olho nu, distinguirmos os pixels na tela. Então ela poderia muito bem argumentar que isso é um “desperdício” de tecnologia, algo que acaba por consumir mais processamento e bateria desnecessariamente.

Publicidade

Para designers e desenvolvedores, certamente seria uma transição suave e que já “prepararia terreno” inclusive para telas ainda maiores, como a de 5,5 polegadas que tem sido citada por aí.

[via Cult of Mac]

Atualização · 17/04/2014 às 14:58

O MacRumors publicou um mockup de como poderia ser a tela de Início desse iPhone:

Tela de um iPhone com 4,7 polegadas

Há alguns dias correu na web uma suposta screenshot mostrando cinco colunas de ícones em vez de quatro, algo que não faz sentido absolutamente nenhum — senão as telas de iPads, com 7,9 e 9,7 polegadas, também seriam assim (talvez daria até para seis colunas!).

Nesse caso teríamos os ícones mais espaçados e ganharíamos uma linha, totalizando portanto 28 ícones/pastas por tela.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: Apple estaria implementando recurso nativo de reconhecimento de músicas no iOS 8

Próx. Post

Sketch é um ótimo aplicativo para OS X que está conquistando cada vez mais designers

Posts Relacionados