O melhor pedaço da Maçã.
Shuterstock.com
MacBook e iPhone com código

Nova proposta pretende aposentar uso de senhas para logins

No ano passado, a Apple apresentou em uma das sessões da WWDC21 a sua grande aposta em direção a um mundo sem senhas: o Passkey nas Chaves do iCloud (Passkey in iCloud Keychain).

Publicidade

De forma resumida, o recurso busca substituir as tradicionais senhas e verificações de duas etapas por um sistema de login muito mais rápido e seguro que demandaria apenas um nome de usuário e uma autenticação biométrica (via Face ID/Touch ID).

Em outras palavras, seria possível acessar qualquer site de um computador com apenas com um toque no iPhone ou no Apple Watch, por exemplo, sem digitar qualquer senha ou código.

Uma nova proposta feita pela FIDO Alliance (associação por trás do padrão utilizado pelo Passkey, da Apple), no entanto, pretende tornar esse processo ainda mais simples — eliminando até mesmo a necessidade realizar qualquer ação adicional de autenticação em um dispositivo secundário.

Publicidade

A ideia, de acordo com um documento publicado pela associação [PDF], é que dispositivos já existentes (como laptops, por exemplo) atuem como verdadeiros tokens de autenticação, funcionando de forma parecida com dongles de segurança Bluetooth independentes encontrados no mercado.

Com isso, seria possível fazer login em qualquer site ou serviço do mesmo jeito que se desbloqueia um Mac com um Apple Watch, por exemplo, bastando estar dentro da área de alcance do Bluetooth dos dispositivos. Isso dispensaria qualquer tipo de autenticação biométrica adicional, já que o usuário teria confirmado sua identidade ao desbloquear o primeiro dispositivo “token”.

Segundo a FIDO Alliance, por se tratar de um protocolo baseado em autenticação por aproximação, o método seria “virtualmente à prova de phishing“.

Publicidade

O documento publicado pela aliança, contudo, é apenas conceitual — e não técnico —, precisando ainda ser aprovado por membros do grupo. Mesmo assim, é bem possível que essa seja a peça que faltava para a Apple e outras companhias finalmente partirem para um mundo completamente sem senhas.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Economize na troca do vidro e da bateria do seu Apple Watch!

Próx. Post

Twitter Spaces começa a testar ferramenta de criação de cortes

Posts Relacionados