O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores alertaram Apple sobre Mapas do iOS 6; pesquisa indica que novo app nativo foi bem recebido

Mapas do iOS 6 no iPhone 5

A CNET News conversou com alguns desenvolvedores — que preferiram se manter no anonimato —, os quais confirmaram que a Apple sabia das condições do Mapas do iOS 6 quando ele foi lançado.

Publicidade

Mapas do iOS 6 no iPhone 5

Segundo o veículo, diversos desenvolvedores alertaram a Maçã ainda quando o sistema operacional móvel estava em fase beta, informando que não era o caso de relatar pequenos erros ou coisas parecidas, e sim selecionar toda uma região, avisando que as informações ali estavam todas erradas.

As reclamações foram as mesmas que já conhecemos: localizações trocadas/incorretas, nuvens em fotos aéreas (de satélite), mapas menos detalhados que os do Google e assim por diante. Segundo um deles, tanto o Radar (sistema de relatórios de erros da Apple) quanto o fórum de desenvolvedores da empresa foram lotados de mensagens alertando para as falhas. Até mesmo mensagens para equipes de engenharia da Apple foram enviadas, mas nenhuma resposta ou explicação sobre o assunto foi dada.

Publicidade

Saindo do lado de quem desenvolve e indo para o de quem consome, parece que o público geral não se importou tanto assim com a mudança imposta pela Apple. O site Understanding Google Places & Local Search realizou uma pesquisa questionando como o novo aplicativo Mapas do iPhone afetou a pessoa. Confira as respostas, abaixo:

Pesquisa sobre como os mapas da Apple afetaram a vida do usuário

Isso mesmo: 74% se mostraram satisfeitos com a solução da Apple, enquanto 26% se incomodaram com a troca dos mapas. Abaixo, a mesma pergunta dividida por gênero, mostrando que os homens foram os que mais se incomodaram com a troca.

Pesquisa sobre como os mapas da Apple afetaram a vida do usuário

Tal estudo bate de frente com os dados de outra pesquisa, a qual aponta que o uso dos novos mapas está em apenas 4%, bem abaixo da semana de lançamento do iOS 6 e da utilização do Mapas do iOS 5.

Publicidade

Particulamente, gosto dos mapas da Apple. Acho que eles têm várias coisas mais interessantes que os do Google, como os gráficos em vetor, uma maior integração com a bússola, informações (nomes de estabelecimentos e ruas, por exemplo) que se adaptam melhor na tela do aparelho dependendo do zoom aplicado, possibilidade de utilizar parte dos mapas offline, entre outras coisas. Claro que sinto falta de algumas, como o Street View nativo no aparelho — que não se compara com o da versão web —, mas diria que, para o meu uso, me encaixo perfeitamente no segundo grupo da pesquisa (o Mapas do iOS 6 é bom o suficiente pra mim).

Publicidade

Apesar de muitos pontos de interesse estarem posicionados erradamente — na grande maioria dos casos, um pouco ao lado da localização real —, confesso que está difícil achar um erro grotesco do mapa ao meu redor (zona sul do Rio de Janeiro), mesmo procurando por ele. Na minha humilde opinião, o falatório mais uma vez é exagerado e, quando penso no porquê disso, apenas uma resposta aparece: nós nunca esperamos algo bom o suficiente da Apple, e sim algo muito superior ao que estamos acostumados.

[via AppAdvice]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Aplicativo Google+ ganha suporte ao iOS 6, à tela de 4 polegadas do iPhone 5 e outros recursos

Próx. Post

↪ Vídeo: boa parte da embalagem dos EarPods que acompanha novos iPods é amigável ao meio ambiente

Posts Relacionados