O melhor pedaço da Maçã.
Tweetbot enfrentando problemas ao acessar o Twitter

Twitter teria cortado API para clientes de terceiros de propósito [atualizado]

No fim da semana passada, informamos que diversos clientes de terceiros do Twitter, incluindo os populares Tweetbot e Twitterrific, estavam enfrentando problemas ao tentar fazer login e acessar suas timelines pelos apps.

Publicidade

Ontem, porém, verificamos que o Tweetbot voltou a funcionar, mas apenas brevemente — o que pode ter ocorrido após a mudança para uma chave de API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. diferente, a qual logo foi bloqueada pela rede.

Parece que o @tweetbot solicitou uma chave de API diferente. O aplicativo está funcionando agora, mas a API do Twitter restringe novos aplicativos a limites baixos. O limite para postar tweets foi rapidamente atingido. Todos os usuários do Tweetbot agora compartilham um limite de 300 postagens a cada 15 minutos. O Twitterrific ainda está suspenso.

Dessa forma, o problema infelizmente persiste — e, mais de dois dias depois, ainda não há nenhuma explicação oficial sobre o motivo pelo qual o acesso desses apps está interrompido. No entanto, uma reportagem do The Information alega ter visto comunicações internas do Twitter no Slack confirmando que a empresa havia cortado “intencionalmente” o acesso de aplicativos do Twitter de terceiros às suas APIs.

Mais precisamente, um engenheiro sênior do Twitter não identificado comunicou internamente que as “suspensões de aplicativos de terceiros são intencionais”. Outras mensagens vistas pelo veículo revelam que o Twitter está trabalhando em “pontos de discussão” para clientes de parceiros, mas não está claro quais seriam tais pontos.

Publicidade

Há indícios, porém, de que a interrupção não esteja afetando todos os aplicativos e serviços que usam a API da rede, estando direcionada aos clientes mais populares — como os já supracitados.

Acabei de testar vários aplicativos do Twitter de terceiros para iOS e Android: muitos parecem funcionar. Também criei um cliente de demonstração para testar a API. Todas as funções funcionam. O backend do Twitter não parece estar quebrado. Parece que esses aplicativos populares foram suspensos por algum motivo.

A situação tem causado reações negativas entre desenvolvedores, como o cofundador da Tapbots (desenvolvedora do Tweetbot), Mark Jardine, e do criador do Twitterrific, Craig Hockenberry — que fez uma grande declaração contra a era de Elon Musk no Twitter em seu blog.

Como apontado por John Gruber, do Daring Fireball, é claro que Musk pode fazer o que quiser com o Twitter como proprietário da plataforma, mas interromper o acesso à rede por esses clientes e colocar todos no escuro é absurdamente desrespeitoso, tanto pelos usuários desses aplicativos, quanto pelos desenvolvedores por trás deles — muitos dos quais estão desenvolvendo para o Twitter há mais de 15 anos.

Publicidade

Uma satisfação, por mais objetiva e dura que seja, seria muito bem-vinda.


Ícone do app X
X de X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.34 (260.4 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Twitter
Twitter de X Corp.
Compatível com Macs
Versão 9.30 (146.8 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Atualização, por Priscila Klopper17/01/2023 às 17:46

Depois de muito silêncio, o Twitter se limitou a dizer que agora está “aplicando as regras” de API que já existem há algum tempo. Ou seja, o tweet da empresa sugere que alguns apps deixaram de funcionar simplesmente porque não estavam cumprindo com as regras.

O Twitter está aplicando suas regras de API de longa data. Isso pode fazer com que alguns aplicativos não funcionem.

A conta oficial, entretanto, não entrou em detalhes de quais regras a empresa estaria se referindo, o que gerou uma comoção entre desenvolvedores. A Tapbots, criadora do Tweetbot, reclamou afirmando que sempre cumpriu com todas as demandas e, se houvesse alguma nova regra, que os informasse.

O Tweetbot existe há mais de 10 anos, sempre cumprimos as regras da API do Twitter. Se houver alguma regra existente que precisemos cumprir, ficaremos felizes em fazê-lo, se possível. Mas precisamos saber o que é…
@TwitterDev, você sabe como nos contatar.

De fato, essa falta de informação pode acabar afetando diversos negócios e milhares de usuários.

Sigamos para ver as cenas dos próximos capítulos…

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como desativar uma Live Photo ao enviar pelo app Mensagens [iPhone e iPad]

Próx. Post

MacBooks poderão ter display Micro-LED só daqui a 10 anos

Posts Relacionados