Após toda a polêmica sobre o Unique Identifier (UDID), a Apple desenvolveu um novo método para que anunciantes possam rastrear iGadgets, chamado Advertising Identifier (IDFA) — sobre o qual já falamos.
A maior vantagem para anunciantes é que o IDFA não é um identificador atrelado ao hardware, e sim uma espécie de cookie permanente. Desta forma, quando um aparelho é revendido — e consequentemente restaurado —, um outro número é gerado e anunciantes podem começar a identificar os gostos do novo usuário, que podem ser diferentes do antigo dono do dispositivo.
Quem usa o sistema também é beneficiado, já que é extremamente fácil impedir que anunciantes rastreiem seus dispositivos. Se você acha que sua privacidade está sendo comprometida e não deseja mais receber “anúncios personalizados” (baseados em seus gostos/costumes), basta seguir os passos abaixo para desabilitar o IDFA em seu dispositivo com iOS 6:
- Em Ajustes (Settings), vá em Geral (General);
- No menu Sobre (About), role a tela até o final e toque em Publicidade (Advertising);
- Ative a opção Limitar Public. Rastreada (Limit Ad Tracking).
Para impedir também o rastreamento feito pelo iAd (plataforma de publicidade da Apple), basta acessar este link através de dispositivo rodando o iOS 4 ou superior. Após seguir estes passos, os anunciantes não terão mais como rastrear o seu aparelho. Se quiser voltar a receber publicidade direcionada, basta desativar a opção Limitar Public. Rastreada (Limit Ad Tracking) e acessar este link novamente, pelo iGadget.
[via Daring Fireball, Cult of Mac]