O melhor pedaço da Maçã.

Tamanho dos aplicativos para iOS vem aumentando consideravelmente

Em março deste ano (período de lançamento do novo iPad), escrevi sobre a capacidade ideal para quem pretendia comprar a tablet da Apple. A ideia do post era questionar se o modelo de 16GB ainda fazia sentido no cenário de um iPad com 3,1 milhões de pixels de resolução.

Publicidade

Pois um estudo da ABI Research — especializada em tecnologia — mostrou que o tamanho dos apps de iOS cresceu 16% entre o mesmo mês de março até o último mês de setembro. Dezesseis não é um número tão grande, mas quando os dados tratam especificamente da categoria de jogos, o aumento sobe para 42%, nesse espaço de seis meses.

Sim, a nuvem está aí para nos ajudar. Porém, pelo menos por enquanto, não é todo tipo de conteúdo que podemos deixar fora do nosso aparelho: somando os jogos mais pesados às revistas com edições pesadíssimas da Banca (Newsstand), aos vídeos em HD, aos apps mais personalizados e caprichados… não há 16GB que aguente! Meu iPad tem a capacidade média (32GB) e é comum eu precisar fazer uma varredura por apps que acabo não usando muito para livrar um pouquinho de espaço.

Mais um detalhe: se um aplicativo é universal e funcional em telas Retina ou não, ele pode conter até cinco versões da mesma imagem:

  • iPhones de gerações anteriores (original, 3G e 3GS).
  • iPhones com tela Retina (4 e 4S).
  • iPhones 5.
  • iPads de primeira e segunda gerações.
  • iPads de terceira geração com tela Retina.

É claro que isto não se aplica a todas as imagens dentro de um app (tampouco a todos os tipos de aplicativos), mas a gente acaba guardando alguns gigabytes de imagens que nem serão usadas naquele aparelho em específico.

Este é um print do meu iPad. Vale notar que deixei fotos, vídeos e músicas para o iPhone ou então na querida nuvem.

Publicidade

Será que a Apple tem algum plano para “filtrar” tal conteúdo e instalar apenas o necessário em cada aparelho? Só posso garantir que os desenvolvedores estão torcendo para o (ainda não-anunciado) “iPad mini” manter as mesmas proporções de resolução dos aparelhos atuais.

Claro que não é uma tendência só do iPad e nem só dos portáteis da Apple… armazenamento nunca parece o bastante pra gente, hehe! E por aí, como anda o espaço dos gadgets? Chegaram a notar o aumento no tamanho dos apps nestes últimos meses?

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Aplicativo Checkmark chega à versão 1.1 e ganha compatibilidade com o iOS 6/iPhone 5

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: Boom, The World Clock, TubeBox, CoinKeeper, The Elements, Cuba Travelpedia e mais!

Posts Relacionados