Fusion Drive: a combinação do armazenamento de HDDs com a velocidade de SSDs

Ícones - Fusion Drive, HDD e SSD

Quando falamos do novos iMacs hoje, durante o evento especial da Apple, comentamos rapidamente o Fusion Drive. Mas o recurso é interessante e merece o nosso destaque.

Ícones - Fusion Drive, HDD e SSD

Abaixo, o explicação dada pela Apple:

O novo iMac vem com uma opção de armazenamento inovadora chamada Fusion Drive, que combina um disco rígido de alta capacidade a um armazenamento em flash de alto desempenho. O Fusion Drive gerencia seus dados de forma automática e inteligente deixando apps, documentos, fotos e outros arquivos que você mais usa no armazenamento em flash mais rápido e os itens menos usados no disco rígido. O tempo de inicialização também diminui e, conforme o sistema aprende a trabalhar, os aplicativos vão iniciar mais rápido e o acesso aos arquivos ficará mais fácil.

Desempenho do Fusion Drive

Muito bacana, não? O mais interessante é que o usuário não precisa se preocupar com nada, pois toda esse gerenciamento do que fica no HDD e no SSD é feito automaticamente pelo OS X. Durante o evento, a Apple comentou o recurso enquanto apresentava a nova geração de iMacs, contudo o Fusion Drive também está disponível para Macs mini.

Vale ressaltar, porém, que ele não acompanha nenhuma máquina de forma padrão, ou seja, tanto iMacs quanto Macs mini saem de fábrica com HDDs convencionais. Se você quiser equipar a sua máquina com um drive desse, terá que personalizá-la via Apple Online Store.

No caso de iMacs, as opções de Fusion Drive são de 1TB e 3TB, sendo que o modelo básico de 21,5 polegadas não é compatível com ele. Já no Mac mini, apenas o modelo topo-de-linha é compatível — Fusion Drive de 1TB (US$250 a mais pela opção).

Por enquanto, como os novos Macs ainda não estão à venda no Brasil, não temos como saber o preço dessa brincadeira — assim que soubermos, comunicaremos aqui no site. Mas nada impede de eu dar um chute: o Fusion Drive de 1TB sairá por R$750. O de 3TB fica difícil estimar, já que nem mesmo o preço em dólar sabemos.

Posts relacionados