O melhor pedaço da Maçã.

Facebook oficializa limitador de atividade para seu app e o do Instagram (e mais novidades)

O Instagram já tinha confirmado que estava trabalhando em uma ferramenta de monitoramento e controle de uso como parte de uma série de iniciativas para promover uma relação mais saudável dos seus usuários com a plataforma — coisa que, aliás, tanto a Apple quanto o Google estão incluindo a um nível de sistema operacional nos seus lançamentos mais recentes, o que mostra como o assunto se tornou importante nos últimos tempos.

Publicidade

Agora, o Facebook veio oficializar a novidade, mostrando algumas ferramentas que ajudarão os usuários a controlar o tempo que passam nos dois principais aplicativos da empresa — não só o Instagram, como o app principal do Facebook, também.

Nas próximas semanas, nós disponibilizaremos novas ferramentas para ajudar você a administrar seu tempo no Facebook e no Instagram: um painel de atividade, um lembrete diário e uma nova forma de limitar notificações.

Os recursos estão na área de configurações de ambos os apps, sob os nomes “Seu Tempo no Facebook” ou “Sua Atividade”, no caso do Instagram. Não esperem aqui, entretanto, recursos aprofundados ou estatísticas granulares — o painel de uso mostrará simplesmente uma média de minutos que você passa no aplicativo em questão diariamente e um gráfico acompanhando seus padrões ao longo de uma semana.

Recurso de gerenciamento de uso no Facebook e Instagram

A partir dessas (poucas) informações, você pode configurar um lembrete diário de limite de uso, escolhendo o tempo máximo permitido antes que ele apareça na tela — esse lembrete, entretanto, não bloqueia o uso do app, simplesmente aparecendo lá como um peso na sua consciência. É possível também escolher um período para silenciar as notificações push.

Publicidade

O Facebook afirma ter planejado os recursos com a colaboração de especialistas em saúde mental, mas, de qualquer forma, fica a sensação de que poderia ser feito mais — talvez uma forma mais fácil de acessar a ferramenta? Talvez estatísticas que mostrem em quais partes do app você passa mais tempo e a opção de desligá-las individualmente?

Publicidade

Claro, é pedir demais de uma empresa cujo lucro é totalmente baseado na quantidade de pessoas que estão efetivamente vendo seus conteúdos e passando a maior quantidade de tempo neles. Mas ao menos é um começo.

As novas ferramentas serão disponibilizadas para todos os usuários do Facebook e do Instagram ao longo das próximas semanas.

·   •   ·

Publicidade

O tempo de uso, entretanto, não é a única novidade trazida recentemente pelo Instagram. Há alguns dias, a rede anunciou uma ferramenta que vai fazer a alegria de uns e o desespero de outros: uma forma ainda mais fácil de verificar quando um usuário está online ou não no app.

Recurso do Instagram que mostra seus contatos online

Quando seus amigos estiverem ativos na rede, um pontinho verde aparecerá junto às suas fotos de perfil em várias áreas do aplicativo — seja na lista do Direct, nas notificações ou na lista de pessoas que curtiram alguma publicação sua. Claro, é possível desligar o recurso nas configurações — nesse caso, nem seus amigos poderão ver quando você está online, nem você poderá ver o status deles.

O recurso já está disponível para todos os usuários ao redor do mundo.

·   •   ·

A terceira novidade foi trazida pelo TechCrunch: recentemente (e silenciosamente), o Facebook começou a testar no seu Messenger a possibilidade de sincronizar os contatos do Instagram com o mensageiro.

Recurso para sincronizar usuários do Instagram com o Facebook Messenger

A opção está na aba “Pessoas” do aplicativo, e aparece junto da ferramenta que sincroniza seus contatos do telefone com o Messenger. É bom notar que o recurso não oferece uma opção de cancelamento — uma vez que você toque na opção, seus contatos do Instagram começarão a ser importados imediatamente, integrando seus amigos das duas redes.

Além disso, uma vez ativada, a ferramenta fará com que seu nome de usuário no Instagram fique visível para outros usuários do Messenger. Portanto… saiba bem o que você está fazendo. O recurso deverá surgir para os usuários num futuro próximo.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 324.0.0 (272 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Facebook
Facebook de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 456.0.0 (328.3 MB)
Requer o iOS 13.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Messenger
Messenger de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 450.0.0 (142.7 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge, 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Qualcomm quer conhecer os esquemas técnicos dos chips da Intel utilizados em iPhones

Próx. Post

Galaxy Tab S4, da Samsung, quer substituir o seu iPad Pro e o seu laptop

Posts Relacionados