Saída de Scott Forstall teria motivado Bob Mansfield a continuar na empresa

Bob Mansfield

Uma pequena recapitulação dos fatos: em 28/6 a Apple comunicou que Bob Mansfied, até então vice-presidente sênior de engenharia de hardware da empresa, se aposentaria. Dois meses depois, a Maçã anunciou que Mansfield permaneceria na empresa, agora como vice-presidente sênior “genérico”.

Bob Mansfield

Soubemos que Tim Cook ofereceu uma enorme bolada para que Mansfield continuasse na empresa por um período (não informado), mas levando em conta o suposto problema de relacionamento que o executivo tinha com Scott Forstall, é no mínimo estranho ver que, no mesmo dia em que a Apple comunicou a saída do chefão do iOS, ela avisou que Mansfield ficará na empresa por mais dois anos — responsável por um novo grupo chamado Tecnologias —, não?

Pois é exatamente isso que John Paczkowski diz num artigo publicado hoje no AllThingsD. De acordo com ele, Mansfield ficaria na Apple apenas para ajudar a “confusa” transição de seu setor para Dan Riccio, pessoa que assumiu suas responsabilidades. Contudo, as coisas mudaram depois da demissão de Forstall.

Não foi uma situação de ele ou eu. Mas, colocando dessa maneira, eu acho que Bob ficou muito mais disposto a se comprometer com mais dois anos uma vez que ele sabia que Scott estava fora de seu caminho.

Como já disse, o talento de Forstall é indiscutível. Além disso, ele estava na Apple desde 1997, ou seja, não é alguém que chegou agora e não se adaptou à cultura e ao ambiente da empresa — como aconteceu com John Browett, por exemplo. Para ele ter sido demitido dessa forma, as coisas deviam estar bem ruins dentro da Apple.

No mais, vale ressaltar que a Apple lançou praticamente tudo que podia desde março até agora: iPads, iPhone, MacBooks (Air, Pro e Retina), Macs mini, iMacs… muitos questionaram essa avalanche de lançamentos, dizendo que a empresa poderia ficar sem produtos para apresentar no primeiro semestre de 2013. Com as recentes mudanças organizacionais, é bem possível que a empresa tenha feito isso de propósito, exatamente para dar tempo a Jony Ive, Craig Federighi e Eddy Cue de absorverem suas novas responsabilidades e começar o trabalho de fato.

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários