Apple e HTC fecham acordo envolvendo patentes e encerram todas as disputais judiciais

Logo da Apple e da HTC

Em março de 2010 veio o primeiro processo entre Apple e HTC. De lá pra cá, as brigas judiciais só aumentaram e uma trégua parecia cada vez mais distante.

Logo da Apple e da HTC

Pegando todo mundo de surpresa, a Apple informou, através de um comunicado para a imprensa, que entrou em acordo com a HTC e que todas as disputas judiciais entre elas espalhadas pelo mundo estão encerradas.

Confira nossa tradução livre do comunicado:

HTC e Apple chegaram a um acordo global que inclui o descarte de todos os processos judiciais em curso e um contrato de licenciamento de dez anos. A licença se estende a patentes atuais e futuras detidas por ambas as partes. Os termos do acordo são confidenciais.

“A HTC tem o prazer de ter resolvido sua disputa com a Apple, então a HTC pode focar em inovação, em vez de litígio”, disse Peter Chou, CEO da HTC.

“Estamos felizes por ter chegado a um acordo com a HTC”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “Nós vamos continuar muito focados em inovação de produtos.”

Taí uma grande diferença entre Tim Cook e Steve Jobs: o ex-CEO da Apple estava disposto a ir até as últimas medidas para brigar com fabricantes de Android, pois acreditava que o sistema operacional do Google foi copiado do iOS. De fato, antes do lançamento do iPhone, o projeto Android era totalmente diferente — algo muito mais próximo ao BlackBerry.

O problema é que não foi apenas o Android que mudou. A indústria mudou. A Apple quebrou paradigmas com o iPhone e, consequentemente, todas as empresas desse segmento tiveram que se readaptar. E, copiando ou não, foi exatamente isso que o Android fez — muito, muito rápido.

Não é de hoje que falamos: o sistema de patentes, do jeito que está, não funciona. E, já que ele não ajuda, parece que as próprias companhias estão tentando resolver tudo entre elas mesmo — lembrando que a Apple já tem acordos de licenciamento de patentes com a Nokia e com a Microsoft.

Ótima notícia, não?

Posts relacionados