O melhor pedaço da Maçã.

Nokia lança HERE, serviço de mapas que chegará também ao iOS

HERE (miniatura)

A Nokia não está nada bem das pernas e, nesse caso, o melhor a se fazer é se mexer. E foi exatamente isso que eles fizeram. Hoje, a empresa lançou o HERE, seu mais novo serviço multiplataforma de localização (mapas) na nuvem.

Publicidade

Site HERE

Para ampliar ainda mais seus serviços de localização, a Nokia lançará um aplicativo de mapas para iOS baseado em HTML5 que terá capacidades offline, navegação orientada por voz e cobertura de transportes públicos. O app deverá chegar à App Store nas próximas semanas.

O Android não ficará de fora: a empresa demonstrou um aplicativo e anunciou planos para disponibilizar um SDK para fabricantes no início de 2013. O objetivo, aqui, é permitir que parceiros criem aplicativos baseados em localização com o conteúdo da Nokia. Além disso, a companhia finlandesa anunciou ainda uma parceria estratégica com a Mozilla, a fim de levar sua experiência de localização para o Firefox OS, que será lançado também em 2013.

HERE  (mapas da Nokia) em iPhone 4S

Seguindo a onda de Apple e Google, a Nokia também oferecerá mapas 3D com o HERE. Para isso, ela comprou a companhia californiana earthmine. A ideia de Stephen Elop, CEO da Nokia, é ampliar ao máximo o alcance de sua plataforma, já que a qualidade desse tipo de serviço é diretamente relacionada à quantidade de gente que o utiliza. Contudo, Elop afirmou que os aparelhos da empresa (os Lumias) terão apps exclusivos. Quem quiser testar o serviço já pode entrar em here.net

Publicidade

É, Apple, é bom acelerar as melhorias do Mapas, pois a concorrência nesse setor não está fácil. Google e Nokia são empresas com grande experiência e não será fácil bater a solução dessas duas gigantes — lembrando que o aplicativo Google Maps também deverá ser lançado na App Store até o fim do ano.

[via NYTimes.com, 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogo com Steve Wozniak chegará à App Store ainda neste mês

Próx. Post

olloclip finalmente inicia pré-venda das suas lentes para o iPhone 5

Posts Relacionados