Mercado de celulares continua encolhendo e vendas de iPhones continuam aumentando

Tabela - Worldwide Mobile Device Sales to End Users by Vendor in 3Q12 (Thousands of Units)

Segundo a Gartner, o mercado de celulares continua encolhendo. No segundo trimestre de 2012, o segmento encolheu 2,3% em comparação ao mesmo período no ano passado. Durante o Q3 2012, o quadro não foi diferente: 3,1% menos celulares foram vendidos no mundo.

A pesquisa também mostrou que as vendas de smartphones representaram incríveis 39,6% dos celulares comercializados durante o trimestre anterior — um crescimento de 46,9% em relação ao mesmo período no ano passado.

Tabela - Worldwide Mobile Device Sales to End Users by Vendor in 3Q12 (Thousands of Units)

Entre os aparelhos vendidos, quase 98 milhões vieram da Samsung, líder do mercado. Logo atrás vem a Nokia, representando 19,2% do mercado — 3,7 pontos percentuais a menos que a sul-coreana. Com seus 23,5 milhões de iPhones vendidos, a Apple alcançou 5,5% de market share no terceiro trimestre de 2012.

Lá embaixo da tabela estão a Research In Motion, a Motorola e a HTC. Juntas, elas têm 6,3% do mercado em suas mãos, bem menos do que os 8,1% que detinham no terceiro trimestre de 2011.

Tabela - Worldwide Mobile Device Sales to End Users by Operating System in 3Q12 (Thousands of Units)

Ainda no topo entre os sistemas está o Android, com 72,4% de market share, 19 pontos percentuais a mais do que no Q3 2011. Em segundo está o iOS, que representou 13,9% das vendas durante o período. Segundo a Gartner, o 1,1 ponto percentual perdido pela gigante de Cupertino está diretamente relacionado com a espera pelo iPhone 5, que ainda chegará a muitos países durante este ano.

O sistema operacional móvel da RIM continua perdendo espaço no mercado. No trimestre passado ele estava instalado em 5,3% dos celulares vendidos — há um ano, o número era 5,7 pontos percentuais maior.

Apesar de estar em apenas 2,4% dos celulares vendidos durante o período, o sistema móvel da Microsoft viu um grande crescimento durante o terceiro trimestre — 4 milhões de celulares foram vendidos com ele, um incrível salto do 1,7 milhão do ano passado. Com a chegada do Windows Phone 8, a Gartner espera que o sistema abocanhe uma parcela ainda maior do segmento nos próximos trimestres.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados