O melhor pedaço da Maçã.

Apple foi intimada pelo governo Trump após vazamento de dados

Fortune
Donald Trump e Tim Cook

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (United States Department of Justice, ou DoJ) está investigando um grande vazamento de dados que ocorreu nos primeiros dias da administração do ex-presidente Donald Trump, em 2017.

Publicidade

No entanto, só agora foi revelado que o DoJ havia intimado a Apple para fornecer dados relacionados a esse vazamento — o que obviamente levantou novas preocupações sobre privacidade.

De acordo com uma reportagem do The New York Times, o DoJ solicitou que a Apple fornecesse dados de pelo menos dois democratas do Comitê de Inteligência da Câmara, bem como outras informações de assessores e até de membros de suas famílias — incluindo um menor de idade.

Seguindo as informações, o governo estava procurando fontes por trás dos relatos da mídia de que certos associados de Trump estariam em contato com a Rússia. A Apple foi forçada a entregar metadados e “outras informações de contas”. O NYT informou que a Apple não cedeu fotos, emails ou outros conteúdos sensíveis ao DoJ.

Publicidade

As informações só vieram à tona agora pois a Maçã foi submetida a uma “ordem de mordaça” (“gag order”), a qual venceu este ano. Por causa disso, a Apple não pôde informar aos legisladores, assessores e seus familiares que estavam sendo investigados até maio de 2021.

Como não foram encontrados registros provando os vazamentos, os promotores dos EUA decidiram encerrar a investigação. Mesmo assim, casos como esse levantam preocupações sobre como os governos podem solicitar que grandes empresas de tecnologia forneçam dados constantes de usuários.

via CNN

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: animação “Luck” terá voz de Whoopi Goldberg

Próx. Post

Google corrige falha que estava sendo explorada no Chrome

Posts Relacionados