O melhor pedaço da Maçã.

Veja alguns protótipos de Macs que nunca chegaram ao mercado

Macintosh SE translúcido

Durante o período de desenvolvimento do computador pelo qual você está lendo este texto, certamente muitos protótipos foram construídos. Usados para testar tecnologias, conceitos ou até a durabilidade de certos computadores, os protótipos são parte essencial no desenvolvimento de eletrônicos.

Publicidade

Como muitos traduzem ideias ainda em desenvolvimento, a maioria de nós nunca chega a vê-los. Por isso a Macworld preparou um artigo especial contando a história de quatro protótipos de Macs.

Macintosh SE translúcido – 1987

Macintosh SE translúcido

Para testar o desenho interno de seus computadores, os engenheiros da Apple fabricavam alguns protótipos translúcidos de seus computadores. Desta forma, bastava utilizar uma fumaça especial para ver se todos os componentes estavam sendo refrigerados adequadamente.

Publicidade

Além do Macintosh SE, diversos outros Macs também tiveram protótipos com a carcaça translúcida, incluindo o Apple IIc e o Macintosh Portable.

Macintosh com disquete proprietário – 1983

Macintosh com Twiggy

Antes de a Apple abandonar os disquetes, a empresa queria utilizar disquetes proprietários no seu novo Macintosh. Chamados de FileWare (ou Twiggy), eles tinham 5,25″ e somente o Apple Lisa o suportou.

Publicidade

Acima está o protótipo de um antigo Macintosh com uma entrada para o disquete da Apple. Como os FileWares apresentavam muitos defeitos, a Apple foi obrigada a fechar uma parceria com a Sony para utilizar o disquete de 3,5″ que eles tinham desenvolvido. Quando lançado, em 1984, o Macintosh suportou os discos flexíveis da Sony.

Apple Paladin – 1995

Apple Paladin

A Apple sempre foi fã dos computadores tudo-em-um, mas os engenheiros responsáveis pelo Apple Paladin levaram essa ideia a um nível muito mais elevado. Juntando computador, telefone, scanner, fax, modem e impressora em um só dispositivo, a ideia era criar um dispositivo para suprir a maioria das necessidades de um escritório.

Publicidade

Mas ele foi descontinuado em pouco tempo, já que versões de teste se mostraram problemáticas e uma mudança no quadro corporativo da gigante de Cupertino acabou deixando-o sem uma divisão dentro da empresa.

Apple MultiServer – 1985

Apple MultiServer

Bem antes de lançar o Xserve, agora descontinuado, a Maçã tentou introduzir o Apple MultiServer no mercado corporativo. como parte do sistema Macintosh Office — que também incluiu o AppleTalk e a impressora LaserWriter.

Apesar de o sistema ter sido vendido no mercado, o MultiServer nunca pôde ser comprado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Pesquisa: iOS retoma a liderança entre smartphones nos Estados Unidos

Próx. Post

General Motors é a primeira montadora a implementar o recurso “Eyes Free”, da Apple

Posts Relacionados