O melhor pedaço da Maçã.

macOS Monterey 12 está inutilizando alguns Macs

MacBook Pro com tela preta

O lançamento do macOS Monterey 12, liberado há exatamente uma semana para o público, está sendo marcado por uma série de reclamações de usuários. A bola da vez? Alguns estão alegando que suas máquinas ficaram inutilizadas após atualizarem para o novo sistema.

Publicidade

No ano passado, um problema parecido afetou donos de MacBooks Pro mais antigos que haviam instalado o então novíssimo macOS Big Sur. Desta vez, no entanto, o problema parece ser ainda mais amplo.

De acordo com o MacRumors, existem ao menos dez publicações nos fóruns de suporte da Apple de usuários relatando essa situação — além, é claro, de uma série de tweets.

Em suma, essas pessoas dizem que, após terem iniciado a atualização para o novo sistema, seus Macs simplesmente apagaram e agora se recusam a ligar novamente, virando verdadeiros “pesos de papel”.

@AppleSupport desde que atualizei para o Monterey, meu MacBook Pro não liga mais.
@Apple Então, instalar o #macOSMonterey literalmente matou o meu #MacBookPro 2020 de 16″. Sem boot. Nada. Morto. Apenas 18 meses de uso… Por quanto tempo essas coisas duram hoje em dia? Galera, atualizem por sua conta e risco…
Hey, @AppleSupport, o que está acontecendo com o Monterey no meu MacBook Pro de 2019? Ele apenas instalou, reiniciou e brickou.

Um usuário no Reddit que teve seu iMac de 2017 inutilizado explicou a situação com mais detalhes, inclusive reiterando que não teve problema para instalar o novo sistema em seu MacBook Air de 2015.

Publicidade

A mesma coisa aconteceu com meu iMac de 2017. Disse que precisava reiniciar. Nunca reiniciava. Esperei algumas horas e tentei desligá-lo. Nada parece estar funcionando, apenas morreu. Demorou algumas tentativas para instalar o Monterey no meu MacBook Air de 2015. Parece estar funcionando, mas não sei o que fazer com o iMac. Eu o desliguei e fui trabalhar. Estou na esperança de encontrar algumas soluções ainda esta noite para resolver isso pela manhã.

O problema parece estar afetando apenas Macs com chips Intel, já que, até o momento, nenhum usuário com um Mac M1, M1 Pro ou M1 Max comunicou um problema parecido. A situação parece ser ainda mais frequente em modelos mais antigos, embora alguns dispositivos recentes também tenham sofrido com o problema.

Uma possível solução, levantada nos fóruns de suporte da Maçã, sugere que os usuários devem restaurar o firmware do Mac para poder “ressuscitá-los”.

Em circunstâncias muito raras, como uma falha de energia durante uma atualização do macOS, um Mac pode parar de responder e, portanto, o firmware deve ser revivido ou restaurado.

Até que o problema seja esclarecido ou que a Apple lance uma correção, se você tem um Mac com processador Intel e ainda não atualizou para o macOS Monterey, é recomendável que adie o update. Caso você não esteja tão preocupado com a possibilidade de ter sua máquina inutilizada e queira, mesmo assim, fazer o upgrade, recomendamos fortemente que faça um backup antes de iniciar a instalação do novo sistema.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuários relatam vazamentos de memória no macOS Monterey

Próx. Post

Beats descontinua fones Powerbeats, Solo Pro e EP

Posts Relacionados