O lançamento do macOS Monterey 12, liberado há exatamente uma semana para o público, está sendo marcado por uma série de reclamações de usuários. A bola da vez? Alguns estão alegando que suas máquinas ficaram inutilizadas após atualizarem para o novo sistema.
No ano passado, um problema parecido afetou donos de MacBooks Pro mais antigos que haviam instalado o então novíssimo macOS Big Sur. Desta vez, no entanto, o problema parece ser ainda mais amplo.
De acordo com o MacRumors, existem ao menos dez publicações nos fóruns de suporte da Apple de usuários relatando essa situação — além, é claro, de uma série de tweets.
Em suma, essas pessoas dizem que, após terem iniciado a atualização para o novo sistema, seus Macs simplesmente apagaram e agora se recusam a ligar novamente, virando verdadeiros “pesos de papel”.
Um usuário no Reddit que teve seu iMac de 2017 inutilizado explicou a situação com mais detalhes, inclusive reiterando que não teve problema para instalar o novo sistema em seu MacBook Air de 2015.
A mesma coisa aconteceu com meu iMac de 2017. Disse que precisava reiniciar. Nunca reiniciava. Esperei algumas horas e tentei desligá-lo. Nada parece estar funcionando, apenas morreu. Demorou algumas tentativas para instalar o Monterey no meu MacBook Air de 2015. Parece estar funcionando, mas não sei o que fazer com o iMac. Eu o desliguei e fui trabalhar. Estou na esperança de encontrar algumas soluções ainda esta noite para resolver isso pela manhã.
O problema parece estar afetando apenas Macs com chips Intel, já que, até o momento, nenhum usuário com um Mac M1, M1 Pro ou M1 Max comunicou um problema parecido. A situação parece ser ainda mais frequente em modelos mais antigos, embora alguns dispositivos recentes também tenham sofrido com o problema.
Uma possível solução, levantada nos fóruns de suporte da Maçã, sugere que os usuários devem restaurar o firmware do Mac para poder “ressuscitá-los”.
Em circunstâncias muito raras, como uma falha de energia durante uma atualização do macOS, um Mac pode parar de responder e, portanto, o firmware deve ser revivido ou restaurado.
Até que o problema seja esclarecido ou que a Apple lance uma correção, se você tem um Mac com processador Intel e ainda não atualizou para o macOS Monterey, é recomendável que adie o update. Caso você não esteja tão preocupado com a possibilidade de ter sua máquina inutilizada e queira, mesmo assim, fazer o upgrade, recomendamos fortemente que faça um backup antes de iniciar a instalação do novo sistema.