Em 2012, Apple investiu quase dez vezes menos do que o Google em “lobbying”

Lobbying

LobbyingHistórica e comparativamente [1, 2, 3], a Apple sempre foi uma empresa que investiu muito pouco em lobbying (influenciar decisões do poder público em favor de interesses privados).

O ano de 2012 está praticamente acabando, então já podemos ter um bom panorama de gastos relacionados a esse tipo coisa entre as empresas de tecnologia. Se levarmos em consideração a lista do OpenSecrets.org contemplando empresas de setor de tecnologia/internet, a empresa mais valiosa do mundo aparece apenas na 15ª posição:

  1. Google – US$13,1 milhões
  2. Microsoft – US$5,6 milhões
  3. Hewlett-Packard – US$5,3 milhões
  4. Oracle – US$3,7 milhões
  5. Entertainment Software – US$3,5 milhões
  6. IBM – US$3,5 milhões
  7. Intel – US$2,7 milhões
  8. Facebook – US$2,5 milhões
  9. Yahoo! – US$2,1 milhões
  10. Intuit – US$1,9 milhão
  11. Cisco Systems – US$1,9 milhão
  12. Amazon.com – US$1,8 milhão
  13. Dell – US$1,8 milhão
  14. EMC – US$1,6 milhão
  15. Apple – US$1,4 milhão

Ou seja, o Google investiu quase dez vezes mais do que a Apple, enquanto a Microsoft, quatro vezes mais. Isso sem mencionar empresas que hoje são bem menores que a Apple, como HP e Dell. São números que impressionam, ainda mais se levarmos em consideração o atual tamanho da companhia.

[via BGR]

Posts relacionados