Não foi só a interface que mudou na App Store do iOS 6. Aparentemente, a Apple fez mudanças drásticas também no algoritmo que escolhe o Top 25 da loja.
É inegável que os apps que habitam os mais altos lugares no ranking da principal loja de aplicativos do mundo são aqueles que ganham o maior destaque.
Confira a tabela compilada pela BTIG [requer cadastro]:
Como podemos ver, inúmeros aplicativos que estavam nas primeiras posições do Top 25 de aplicativos gratuitos perderam posições, e muitos que estavam lá embaixo — antes mesmo da 300ª posição(!) — subiram no ranking.
A Apple não divulga publicamente como funciona o algoritmo, mas a BTIG acredita que agora ele “leva mais em consideração a velocidade com que os apps são baixados, em vez da popularidade/base instalada de usuários”.
Dessa forma, será mais fácil acompanhar tendências na App Store. Isso também é bom para os novos aplicativos, que agora possuem mais chances de atingir o topo do ranking. Enquanto isso, aplicativos de longa data, como Angry Birds, Facebook e jogos da Zynga, encontrarão dificuldades para retornarem ao topo.
[via CNET]