O melhor pedaço da Maçã.

Apple libera versão beta pública do OS X Yosemite; saiba como instalar o sistema em seu Mac de forma segura [atualizado]

Ícone do OS X Yosemite

Conforme informamos ontem, a Apple prometeu liberar a versão beta pública do OS X Yosemite hoje. E isso acabou de acontecer!

Publicidade

Versão beta pública do OS X Yosemite

Participantes do OS X Beta Program — os 1.000.000 primeiros, é bom lembrar — já podem entrar no site e baixar a compilação 14A299l (diferente da liberada recentemente para desenvolvedores) do novo sistema operacional da Apple.

Contudo, ainda estamos falando de uma versão de testes do sistema e, por mais que usuários “comuns” (não desenvolvedores) possam brincar com ele, não é nada seguro utilizar o Yosemite como o seu OS X principal — justamente pela instabilidade de uma versão beta.

Publicidade

Mas como resolver isso? Bem, você tem duas opções: 1. instalar o OS X Yosemite numa nova partição do seu Mac; ou 2. instalar o sistema num drive externo (HDD, pendrive, cartão SD, etc.).

Como instalar o OS X Yosemite em uma nova partição do seu Mac

A partir desse momento, o Utilitário de Disco (Disk Utility) é o seu melhor amigo! Abra-o e selecione o disco principal (o primeiro que aparece, lá no topo).

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Agora clique na aba “Partição” e, depois, no ícone (+). Automaticamente serão criadas duas partições (dois diferentes espaços no seu HDD/SDD); agora selecione o novo espaço criado.

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Coloque o nome desejado para a partição; não mexa no formato — ele deverá continuar “Mac OS Expandido (Reg. Cronológico)”; já o tamanho, coloque um que seja suficiente para você realizar os testes mas que não faça tanta falta na sua partição principal, já que é lá onde você manterá os seus documentos, aplicativos de uso cotidiano, etc. O meu SSD tem 750GB e eu optei por deixar 100GB para os testes com o OS X Yosemite.

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Tudo devidamente modificado? Agora é preciso clicar em “Aplicar” — e confirmar a operação — para que essas mudanças sejam efetuadas. Feito isso, agora você pode baixar o OS X Yosemite seguindo as instruções fornecidas pela Apple e, na hora de instalar, optar pela partição que acabou de ser criada. Desta forma você pode testar o novo sistema sem se preocupar com problemas, já que os seus apps/documentos estão guardados na outra partição que você usa todos os dias.

Publicidade

Depois de instalar o OS X Yosemite, você tem duas formas diferentes de pular de uma partição para a outra: a primeira é entrando nas Preferências do Sistema e escolhendo a opção Disco de Inicialização. Depois, basta então escolher a partição desejada e clicar em “Reiniciar”. A segunda é reiniciando o seu Mac normalmente, apertando a tecla Option assim que escutar o tradicional barulho da máquina ligando. Ao fazer isso, uma tela com todas as opções de partições é apresentada.

Como apagar essa partição do seu Mac

Em breve (provavelmente em outubro) a Apple liberará a versão final do OS X Yosemite. Quando esse dia chegar, você poderá fazer o upgrade pela partição que você usa normalmente (com o OS X Mavericks ou alguma outra versão do sistema instalada). O que fazer, então, com a partição de testes do OS X Yosemite? Ora, apagar! 😛

Utilizando a sua partição oficial (não a de testes que você criou), entre novamente do Utilitário de Disco, selecione o disco principal e vá até a aba “Partição”.

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Selecione a partição do OS X Yosemite e clique no ícone (-) para apagá-la — uma janela para confirmar a operação aparecerá. Ao apagar a segunda partição, a o principal continuará igual, desfalcada dos GBs que você tinha separado para os seus testes. Mas resolver isso é bem simples: basta arrastar o canto inferior direito da área útil (aquela com três traços em diagonal) da sua partição até o final da janela que o tamanho voltará ao normal. Depois, é claro, você precisa executar essa operação, clicando em “Aplicar”.

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Pronto, tudo voltou ao normal. 🙂

Como instalar o OS X Yosemite em um drive externo

Depois de plugar o HDD/pendrive/cartão SD no Mac, é preciso entrar no Utilitário de Disco para formatar o espaço, o deixando apto a receber a instalação do OS X Yosemite.

Assim como no caso acima, o formato do drive em questão deve ser o “Mac OS Expandido (Reg. Cronológico)”. Para isso selecione o disco principal do drive, vá em “Partição” e na opção “Leiaute de Partição” escolha quantas deseja criar.

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Se o seu HDD tiver bastante espaço, você ainda pode dividi-lo em duas ou mais partições, mantendo uma para o OS X Yosemite e outra para armazenar coisas como backups, documentos, etc. A partir daí o processo é muito similar ao descrito acima, com a diferença que você necessariamente precisa selecionar a opção “Mac OS Expandido (Reg. Cronológico)” em “Formato” caso ela não esteja selecionada.

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Tutorial: criando uma partição para testar o OS X Yosemite

Depois de formatar o espaço (clicando em “Aplicar”), ele estará pronto para receber a instalação do Yosemite. Aí, no momento da instalação do novo sistema, basta clicar em “Mostrar Todos os Discos” e escolher a opção desejada.

·   ·   ·

Você está agora oficialmente pronto para testar a versão beta pública do OS X Yosemite sem correr nenhum risco. 🙂

Atualização · 24/07/2014 às 16:40

Muitos leitores estão com problemas na hora de baixar o OS X Yosemite pela Mac App Store com o código de resgate oferecido pela Apple (surge um aviso de que o código já foi utilizado). Se você for um deles, saiba que é bem fácil resolver isso. Basta recarregar a página na qual a Apple fornece o código do sistema (“Get Yosemite”) que um novo código é gerado.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Desapega, desapega! Está na hora de desapegar daquele produto que você não usa mais — e ainda ganhar uma graninha extra!

Próx. Post

App da semana: jogo Tartarugas Ninja – Corrida no Telhado para iPads e iPhones/iPods touch

Posts Relacionados