O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 125 chega com suporte ao codec AV1, melhorias no leitor de PDFs e mais

Ícone do Firefox

O Firefox foi atualizado nesta semana para a versão 125.0.1, trazendo algumas novidades que deverão melhorar a usabilidade do navegador. Foi adicionado o suporte ao codec AV1 para Extensões de Mídia Criptografadas (EME, na sigla em inglês), o que deverá melhorar a reprodução de vídeos ao usar tais extensões.

Publicidade

Além disso, o leitor de PDFs do Firefox agora suporta um recurso simples, mas bastante útil: o realce de texto. A novidade está sendo liberada progressivamente e permite destacar partes do texto do arquivo com diferentes cores e espessuras.

Com a atualização, o Firefox View também passou a exibir abas fixadas na seção Abrir abas e o indicadores de tabulação foram adicionados às guias Abrir. Desse modo, usuários podem realizar ações como ver quais abas estão reproduzindo mídia e ativar ou desativar o som de forma rápida nas janelas. Há, ainda, outras novidades, como indicadores para favoritos e guias com notificações.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o navegador agora solicita que os usuários salvem os endereços após preencher um formulário com essas informações. Com isso, o Firefox conseguirá preencher automaticamente esses dados no futuro. O aplicativo também ganhou uma maior proatividade no recurso de bloqueio de URLs considerados potencialmente não confiáveis.

Publicidade

Outra novidade é o recurso de Sugestão de Colar URL, o qual permite que os usuários vejam, na barra de endereços, links que estejam na área de transferência. Quando houver uma URL copiada e a barra de endereços for acessada, aparecerá uma sugestão de preenchimento do link copiado; ao aceitá-la, o site será aberto.

Além disso, ao usar complementos de contêiner específicos de guias, será possível pesquisar na barra de endereços por abas abertas em outros contêineres. O Firefox também passou a permitir a ativação do Web Proxy Auto-Discovery (WPAD) quando configurado para usar as configurações de proxy de sistemas.

Há também correções de segurança, bem como uma mudança no funcionamento de teclas. Em um grupo de botões de opção, quando nenhuma opção for selecionada, a tecla tab atinge agora apenas a primeira opção, em vez de percorrer todas as opções disponíveis. As teclas de seta, por sua vez, navegam entre todas as opções como fazem quando há uma opção selecionada.

Publicidade

Foi, ainda, adicionada novamente a opção de sobreposição do depurador de pausa, que aparece sobre uma página quando o depurador pausa a execução do JavaScript. Junto a isso, houve a inclusão de um novo botão de menu suspenso na parte inferior da visualização do código-fonte no painel Depurador, de modo a projetar para ações relacionadas ao Mapa de Origem.

O Firefox 125 já está disponível para download. Atualize o seu navegador já e tenha acesso aos novos recursos!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Logitech lança mouse com botão dedicado para acessar o ChatGPT

Próx. Post

Vídeo: tudo sobre a Fototeca Compartilhada do iCloud

Posts Relacionados