E os aplicativos de relacionamento seguem dando dor de cabeça para a Apple. Após ser obrigada a pagar 50€ milhões em multas na Holanda, a gigante de Cupertino acaba de virar alvo de um novo processo antitruste aberto pelo Match Group (empresa dona do Tinder) na justiça da Índia.
Mais especificamente, o Match Group acusou a Maçã de adotar uma “conduta monopolista” ao cobrar sua polêmica comissão de 30% por compras dentro de aplicativos distribuídos pela App Store. Mark Buse, chefe de relações governamentais globais da empresa, afirmou que a Maçã está se “aproveitando de sua posição dominante” para impor seu próprio serviço de pagamentos mesmo com boa parte dos cidadãos indianos preferindo alternativas locais.
A dona do Tinder também argumentou que a proibição do uso de outros serviços de pagamentos dentro da App Store “restringe a inovação” e o desenvolvimento de aplicativos que oferecem algum tipo de serviço digital. O Match Group, vale notar, é a primeira empresa estrangeira a processar a Apple na Comissão de Competição da Índia (CCI).
A CCI, por sua vez, investiga a Apple desde dezembro de 2021, quando uma organização sem fins lucrativos fez acusações parecidas contra a empresa. Para se defender, a Maçã argumentou que possui uma participação “insignificante” no mercado indiano (cerca 5%), enquanto os smartphones Android representam a maioria esmagadora dos aparelhos no país (cerca de 90%).
O Match Group também citou a exceção conferida pela Apple a aplicativos que ofereçam algum tipo de serviço “físico” (como o Uber, por exemplo), permitindo que eles usem outros métodos de pagamentos. Segundo a empresa, seus aplicativos também deveriam entrar nessa categoria, já que eles oferecem funções de “matchmaking” (encontros na vida real).
Ambos os aplicativos de namoro e compartilhamento de viagens dividem o mesmo propósito fundamental, ou seja, combinar duas pessoas online para se encontrar no mundo real… a Apple declarou arbitrariamente que os dois são diferentes.
A Apple afirma que 87% dos aplicativos disponíveis na App Store indiana não pagam qualquer taxa, enquanto boa parte dos aplicativos menores pagam uma comissão mais enxuta, de apenas 15%. O Tinder, vale notar, corresponde por 51% de todo o mercado de aplicativos de namoro na Índia.
Aguardemos, portanto, os próximos capítulos dessa novela.
via Reuters