Confira como foi o ano de 2012 para o Twitter, o Google e o Facebook

2012 (miniatura)

O ano de 2012 está chegando ao fim. Faltando menos de um mês para o Ano Novo, três gigantes da internet preparam suas páginas especiais para comemorar todos esses 12 meses em atividade. Confira, abaixo, um resumo do que cada uma destacou.

Twitter

O Twitter tem ganhado cada vez mais espaço entre as gigantes redes sociais. Na sua página dedicada ao ano de 2012, diversos momentos marcantes foram destacados: das eleições presidenciais americanas aos tweets enviados de Marte pela sonda Curiosity.

Twitter em 2012

Na categoria Tweets de Ouro” está a foto enviada por Barack Obama após ter vencido as eleições, a mais retweetada da história da rede social. Um “pio” do perfil @TeamGB sobre as medalhas da Grã-Bretanha também foi destacado por ter gerado mais de 67.000 retweets e 5.000 favoritos.

As Olimpíadas de Londres também ganharam seu lugar na lista “Pulso do Planeta”, que compila as maiores conversas do ano. O Jogos geraram mais de 150 milhões de tweets e, durante a cerimônia de abertura, foram enviados 116.000 tweets por minuto.

Nas categorias “Apenas no Twitter” e “Novas Vozes”, o famoso jogador de futebol Pelé recebeu destaque. Sua entrada no Twitter foi marcada pelas diversas perguntas respondidas à sua legião de fãs. Na lista “Assuntos do Momento”, a Apple conseguiu emplacar três palavras-chave na categoria Tecnologia: iPhone, iPad e Apple.

Google

Para comemorar o final do ano, o Google produziu o vídeo “Zeitgeist 2012: Year In Review”, compilando todos os principais acontecimentos. Nele está o salto de Felix Baumgartner, o cantor PSY, as eleições presidenciais dos EUA e diversos outros momentos marcantes.

Segundo o site, a palavra “Eleições” foi a mais pesquisada relacionada a eventos do ano no Brasil, ao lado de “Carnaval”, “Olimpíadas”, “Lollapalooza” e “Festa Junina”. Os termos “Face” e “BBB12” também foram destacados.

Uma das categorias mais interessantes é a que mostra as expressões mais pesquisadas pelos brasileiros que começam com “Como…”. As três melhor colocadas são “Como excluir Facebook”, “Como votar” e “Como instalar”. “Como hackear Facebook” ficou em sétimo, duas posições abaixo de “Como votar nulo”.

No mundo inteiro, “Whitney Houston” foi o termo destacado pelo buscador. Na categoria “Eletrônicos”, a Apple garantiu mais uma vez três posições, com “iPad 3” [sic], “iPad mini” e “iPad 4” [sic].

Facebook

A grande rede social de Mark Zuckerberg também preparou uma interessante retrospectiva de 2012. A música mais escutada pelos usuários brasileiros do Facebook foi Rolling in the Deep, da Adele. Você de Mim Não Sai, do Luan Santana, foi a única representante nacional no Top 10. O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi o lugar onde os usuários da rede mais fizeram check-in, seguido da Praia de Ipanema e da Praia de Copacabana (ambas no Rio de Janeiro).

Facebook em 2012

Nos EUA, o lugar mais visitado foi a Times Square, em Nova York. Disneyland e AT&T Park (ambos na Califórnia) também foram destacados. Entre as músicas mais escutadas pelos americanos, estão We Are Young (FUN.), Somebody That I Used to Know (Gotye) e Call Me Maybe (Carly Rae Jepsen).

O Facebook também criou uma ferramenta para que cada usuário crie a sua própria retrospectiva, compilando os 20 principais momentos da sua “vida” na rede social.

[via TNW: 1, 2; TechCrunch]

Posts relacionados