O melhor pedaço da Maçã.

Jogo do Bob Esponja é retirado da App Store por infringir a privacidade de usuários

SpongeBob Diner Dash (iPad)

O jogo SpongeBob Diner Dash, no qual os jogadores precisam servir os clientes do restaurante onde o Bob Esponja trabalha, foi retirado da App Store depois de um grupo de advogados ter entrado com uma queixa na Federal Trade Commission.

Publicidade

SpongeBob Diner Dash (iPad)

Segundo o Center for Digital Democracy (Centro para a Democracia Digital), o game infringia os direitos de privacidade de crianças ao não pedir para que os pais autorizassem a coleta do email do usuário. Mesmo pedindo o endereço, a Children’s Online Privacy Protection Act (Lei de Proteção à Privacidade de Crianças) prevê que os desenvolvedores precisam pedir a permissão dos pais para tal. Dados como localização geográfica e número do celular não foram coletados pelo jogo.

A própria FTC já tinha avisado em um relatório que muitos aplicativos infantis ainda infringem os direitos de privacidade de crianças. Apesar de parecer boa, a solução utilizada pela maioria dos desenvolvedores para alegarem que coletaram dados com a permissão dos pais ainda é muito falha. Grande parte apresenta apenas uma caixa que pode ser marcada por qualquer um, sem nenhum outro tipo de filtro.

[via CNET News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo Static para iOS mostra estatísticas de suas contas na internet numa interface minimalista

Próx. Post

Entenda a polêmica em torno do que mudou nos termos de uso do Instagram [atualizado 2x]

Posts Relacionados