Remotoscope é um acessório para diagnóstico de infecções auditivas a distância com iPhones

Remotoscope

A tecnologia realmente proporciona algumas coisas impressionantes. Desde a chegada do iPhone, em 2007, vimos uma enxurrada de acessórios que, acoplados ao aparelho, facilitam e muito a vida das pessoas. E é exatamente isso que o Remotoscope (em português, Remotoscópio) faz.

Remotoscope

Trata-se de um novo dispositivo/acessório de pediatria médica o qual está sendo testado pela Emory University e pela Georgia Tech. A ideia aqui é simples: tornar a vida mais fácil para pais de crianças, principalmente daquelas que sofrem regularmente de problemas auditivos.

Basta utilizar o Remotoscope — que se acopla ao iPhone — para fazer a imagem interna da orelha. Através de um software especial que ajuda na ampliação da imagem, tudo é capturado e enviado para o médico, que pode assim examinar e dar o diagnóstico.

Confira um vídeo-explicativo do como funciona:

O acessório já está em fase de testes numa clínica de Atlanta para ver se as imagens geradas por ele realmente equivalem ao otoscópio de verdade.

De acordo com o Georgia Tech, o dispositivo tem o potencial de economizar dinheiro de famílias e de sistemas de saúde. Segundo o Dr. Wilbur Lam, infecções de ouvido ou otites afetam 75% de crianças de 6 anos de idade, se tornando o diagnóstico mais comum nessa fase da vida. Elas resultam em mais de 15 milhões de visitas ao consultório por ano nos Estados Unidos e milhares de prescrições de antibióticos que por vezes não são necessários.

Muito bacana ver que aparelhos como o iPhone permitem a criação de projetos como esse.

[via Gizmodo]

Posts relacionados

Comentários