O melhor pedaço da Maçã.

Retrospectiva 2022: os produtos descontinuados pela Apple

iPod touch (sétima geração)

Sempre que paramos para analisar quão bem a Apple foi no último ano, a primeira coisa que vem à nossa mente são os inúmeros lançamentos da empresa nos últimos 12 meses. De fato, produtos como o iPhone, o iPad e o Mac costumam monopolizar nossa atenção e são sim um bom indicativo do quão bem-sucedido foi o último ciclo da Maçã.

Publicidade

Entretanto, também é sempre uma boa ideia nos atentar para os produtos que ela descontinuou ao longo do último período, uma vez que eles podem representar fins de eras inteiras para a companhia.

A seguir, vamos passar por cada produto da Maçã que se tornou coisa do passado em 2022. Bora lá?

iMac de 27 polegadas

A primeira grande despedida de 2022 foi a do iMac de 27″, o qual deu lugar ao combo Mac Studio e Studio Display na linha de produtos da Apple — ambos lançados em março. Com essa mudança, o colorido iMac M1 de 24″, apresentado no início do ano passado, se tornou o último remanescente da icônica linha de computadores tudo-em-um da empresa.

iMac de 27", modelo 2020

Além de ser mais um prego no caixão dos Macs equipados com chips da Intel, a descontinuação do iMac de 27″ também marcou o fim de uma longeva linguagem de design marcada por um display com bordas avantajadas e o famoso “queixo” com o logo no centro. Esse também foi último iMac a permitir um upgrade fácil da RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório..

Rumores de julho dão conta de que a Apple estaria trabalhando num iMac equipado com um chip poderoso (“M2 Pro”, por exemplo) para preencher o vácuo deixado pelo modelo 27″. De acordo com as informações, é possível que ele ressuscite o sufixo “Pro” e seja lançado ao lado de uma atualização do iMac de 24″.

iPod touch

A morte do iPod touch talvez tenha sido a mais marcante de todo o ano. Afinal, estamos falando do último representante de uma linha de produtos que não só marcou época, como também é amplamente creditada por ressuscitar a Apple no comecinho da década de 2000.

iPod touch

O legado do iPod é tão importante para Maçã que, quando a descontinuação do iPod touch foi anunciada em maio, a empresa fez questão ressaltar em um comunicado oficial. Nele, a Maçã relembrou a trajetória de sucesso do produto e como ele ajudou a revolucionar não só o mercado de MP3 players, como também toda a indústria fonográfica.

Publicidade

Quando foi descontinuado, o iPod touch estava em sua sétima geração, a qual foi lançada pela Maçã em 2019. Equipado com um chip A10 Fusion (o mesmo dos iPhones 7 e 7 Plus, de 2016), o dispositivo trazia diversas opções de cores e podia ser configurado com até 256GB de armazenamento.

iPhones

iPhone 11

A chegada da linha iPhone 14, em setembro, marcou a morte de nada mais nada menos do que quatro modelos diferentes de smartphones da Maçã. Um deles foi o iPhone 11, um dos mais populares da empresa nos últimos anos e o último com um tela “sem bordas” a usar LCD2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido..

iPhone 11

Equipado com o chip A13 Bionic, o smartphone passou três anos à venda, empatando com seu antecessor direto, o também muito popular iPhone XR. Na parte de trás, o aparelho trazia duas câmeras: uma lente grande-angular e um sensor ultra grande-angular — combinação que se manteve com o iPhone 12 [mini], o 13 [mini] e o 14 [Plus].

iPhone 12 mini

Outro smartphone que foi tragado pela inevitável esteira de lançamentos da Apple foi o simpático iPhone 12 mini. Amado por uns pelo seu tamanho extremamente compacto e odiado por outros por sua bateria não tão potente assim, o modelo foi completamente substituído pelo mais recente iPhone 13 mini na linha de produtos da Maçã.

Apesar de ter matado o iPhone 12 mini, a Apple optou por manter o iPhone 12 “padrão” — com sua tela de 6,1 polegadas — na sua linha de produtos por mais um ano, sendo o único dispositivo de sua geração ainda à venda no site da empresa. A linha iPhone 12, vale lembrar, foi a responsável por estrear tecnologias como o 5G e o MagSafe.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max

Sempre que a Apple lança novos flagships, ela descontinua os seus antecessores diretos, deixando apenas os modelos “de entrada” do ano anterior à venda. E em 2022, isso não foi diferente.

iPhone 13 e iPhone 13 Pro Max

Os iPhones 13 Pro e 13 Pro Max, muito elogiados em 2021 pela autonomia das suas baterias, performance das suas câmeras e rapidez do chip A15 Bionic, foram descontinuados pela Apple, junto à chegada dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, em setembro. Seus irmãos mais baratos, o iPhone 13 e o 13 mini, como dito anteriormente, continuam vivos, mas com preços mais em conta.

Apple Watches

Apple Watch Series 3

De todos os dispositivos citados neste artigo, o Apple Watch Series 3 talvez seja o que menos vá deixar saudades. Lançado em 2017(!), o smartwatch só foi descontinuado pela Maçã no último mês de setembro, quando todo mundo já sabia há meses que ele não receberia o watchOS 9.

Apple Watch Series 3

Embora seja um dos relógios mais populares da história da empresa, os últimos momentos de vida do Apple Watch Series 3 foram marcados, principalmente, por problemas de performance nas versões mais recentes do watchOS e por limitações relacionadas ao seu espaço de armazenamento (8GB).

Apple Watches Series 7, Edition e Nike

Assim como acontece com os iPhones, sempre que um Apple Watch “topo-de-linha” é lançado, o modelo equivalente do ano anterior é descontinuado. Em 2022, foi a vez do Apple Watch Series 7 de seguir esse destino.

Com poucas novidades em relação ao Apple Watch Series 6, o modelo lançado em 2021 foi o primeiro a contar com um display que aproveita praticamente toda a parte frontal do dispositivo. Essa mudança permitiu que Apple Watch Series 7 se tornasse o primeiro relógio da Maçã a contar com um teclado virtual QWERTY completo.

Sua descontinuação também marcou a morte de outras duas versões clássicas do smartwatch: o luxuoso Apple Watch Edition e o Apple Watch Nike. Enquanto o primeiro abriu espaço para o pomposo Apple Watch Ultra, o segundo passou a existir apenas na forma de pulseiras e mostradores, os quais estão disponíveis agora para qualquer versão do Apple Watch.

Apple TV HD

Facilmente o dispositivo mais antigo dessa lista inteira, a Apple TV HD foi descontinuada em outubro junto à chegada da bem mais poderosa Apple TV 4K de terceira geração.

Apple TV HD
Foto: CNET

Lançada originalmente em 2015 com o nome de Apple TV de quarta geração, a set-top box era equipada com o chip A8 (o mesmo do iPhone 6) e foi “atualizada” no ano passado para incluir a versão mais recente do Siri Remote.


E você, vai sentir falta de algum desses gadgets? Conte para nós!

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Retrospectiva: 5 belos recursos lançados pela Apple em 2022

Próx. Post

Relembre as principais contratações e saídas da Apple em 2022

Posts Relacionados