Chitika explica que não foi o Google Maps que afetou a adoção do iOS 6, mas sim o lançamento do iPhone 5 em diversos países

Chitika - Adoção do iOS 6

Na quarta-feira passada (19/12), nós publicamos uma pesquisa da MoPub a qual indicava que o Google Maps tinha sido responsável por um aumento de 29% no número de usuários do iOS 6. Numa outra pesquisa, a Chitika desmentiu a informação, dando outra hipótese para o repentino aumento.

Assim como o Brasil, a China e diversos países também começaram a vender o iPhone 5 oficialmente no dia 14 de dezembro — dois dias após o lançamento do aplicativo de mapas do Google na App Store. Somente na terra do rolinho primavera foram vendidas 2 milhões de unidades do novo smartphone, que vem com o iOS 6 pré-instalado, já no primeiro final de semana. Logo, é possível explicar a explosão no número de dispositivos rodando a versão mais atual do sistema, já que o gráfico da MoPub usava dados do mundo inteiro.

Chitika - Adoção do iOS 6

Para confirmar sua hipótese, a Chitika analisou a quantidade de aparelhos rodando o iOS 6 nos Estados Unidos e no Canadá, que receberam o iPhone 5 no dia 21 de setembro. Como mostra o gráfico acima, mesmo cinco dias após o lançamento do Google Maps na App Store a porcentagem de usuários do iOS 6 não subiu um décimo sequer — estagnada em 71,5%.

Todavia, vale notar que a falta de dados globais também pode esconder o possível crescimento na adoção da sexta versão do sistema operacional móvel da Apple em detrimento do Google Maps em outros países.

[via TechCrunch]

Posts relacionados