Fiksu: quantidade de downloads de aplicativos caiu, mas custo por usuário leal subiu em novembro

Fiksu - Downloads da App Store americana do iPhone em novembro

Uma pesquisa da Fiksu revelou que a quantidade de downloads de aplicativos para iPhone nos Estados Unidos caiu 15,4% em novembro (4,57 milhões) em comparação com o recorde anual de outubro (5,4 milhões).

Fiksu - Downloads da App Store americana do iPhone em novembro

Segundo a pesquisa anterior, a explosão de downloads veio do lançamento do iPhone 5. Como novembro foi um mês mais “morno”, o número de apps baixados foi menor. Porém, o custo para adquirir um usuário leal, que abriu o aplicativo pelo menos três vezes, foi maior. No mês passado, os desenvolvedores precisaram investir, em média, US$1,38 em marketing para atrair um usuário leal, 30% a mais do que em outubro.

Fiksu - Custo por usuário leal em novembro

A Fiksu explica que alguém que compra ou ganha um novo dispositivo tende a procurar os aplicativos diretamente na App Store, diminuindo as despesas com marketing. Como surgiram menos usuários novos em novembro, essas despesas aumentaram.

Para dezembro, a firma de análises espera que o custo por usuário leal continue subindo, já que as empresas continuaram investindo pesado para alcançar o topo da App Store durante o período do Natal.

Investir durante essa temporada é essencial, já que a App Store é visitada por muitos usuários com aparelhos novinhos ganhados de presente. Além disso, a Apple congelou os rankings dos aplicativos no dia 25, dando bastante visibilidade para os aplicativos mais baixados antes da data. O “congelamento” de quase 48 horas já aconteceu em outros anos.

[via TechCrunch]

Posts relacionados

Comentários