O melhor pedaço da Maçã.

Em breve só recarregaremos laptops e celulares de 30 em 30 anos, que tal?

BateriasDevo dizer que o futuro chegou. Eu mesmo, em conversa de bar, já tinha cantado essa bola. Pouco me importa como ou o quê faz disso possível, mas em breve teremos novas baterias para laptops, celulares e outros aparelhos quaisquer que só precisarão ser recarregadas em 30 em 30 anos, ou seja, nunca.

Publicidade

A novidade vem direto dos laboratórios de pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos e é chamada de bateria betavoltaica. O avanço seria baseado em chips de silício mas que usam a desintegração de radioisótopos para capturar emissões beta de elétrons (ai, Deus…), usando sua eletricidade para produzir uma corrente de força estável. Apesar de utilizar uma substância em degradação, as baterias não serão radioativas.

Os benefícios não páram por aí. As reações internas das novas baterias não produzem calor, por isso não afetarão mais a temperatura de funcionamento de aparelhos e nem poderão causar incêndios. O radioisótopo, camada de extração e semi-condutores são bem finos, por isso possibilitarão o desenvolvimento de formatos de bateria super-finas. Para terminar com a mamata, estas poderão ser descartadas sem qualquer ameaça ao meio-ambiente.

Publicidade

Apesar de terem sido desenvolvidas dentro de centros do governo (como muitas das coisas que usamos hoje o foram), o projeto de baterias betavoltaicas será utilizado não só por militares mas também pelo público em geral e deverão se tornar produtos comerciais dentro de 2 ou 3 anos apenas (uhuuu!).

Finalmente, hein? Só esperamos que não cheguem custando uma fortuna e que, apesar de se tornarem comerciais dentro de 2 ou 3 anos, só cheguem às nossas mãos (como consumidores mortais) dentro de 15 ou 20.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bruno Casarini agora faz parte da nossa equipe

Próx. Post

Vocês sabiam que já existe MacBook tablet?

Posts Relacionados