O melhor pedaço da Maçã.
FellowNeko / Shutterstock.com
Ajustes de Privacidade do iOS

Bugs no iOS 17 e no watchOS 10 afetam ajustes de privacidade e o app Tempo

O iOS 17 chegou na semana passada com uma série de novidades, melhorias, ajustes e, é claro, sua parcela de bugs também. Um deles, identificado pela dupla de desenvolvedores Mysk [@mysk_co] no X (ex-Twitter), está redefinindo dois ajustes de privacidade importantes do iPhone, sem que o usuário saiba, assim que a nova versão do sistema é instalada.

Publicidade

De acordo com eles, os ajustes afetados têm a ver com a localização do dispositivo: “Locais Importantes” e “Análise do iPhone”. O primeiro entende quais lugares o usuário costuma frequentar para melhorar o funcionamento de vários aplicativos da Apple, enquanto o segundo envia relatórios de uso para que a Apple possa aprimorar o iOS.

Ambas as configurações podem ser encontradas em Ajustes » Privacidade e Segurança » Serviços de Localização » Serviços do Sistema. Ainda segundo as informações, nem todo mundo parece ter sido afetado por esse bug, de modo que algumas pessoas que haviam desativado essas duas opções antes continuam com elas desligadas.

Questionada pelo 9to5Mac, a Apple confirmou que está investigando o caso e disse que uma atualização não deve redefinir os ajustes do iOS sem o consentimento do usuário. A empresa também reiterou o seu compromisso com a privacidade dos clientes.

Publicidade

No caso dos “Locais Importantes”, a Apple diz que as localizações salvas são armazenadas no próprio aparelho e criptografadas, o que significa que nem mesmo ela pode visualizá-las. Mesmo assim, a dupla de desenvolvedores alerta que “embora locais importantes permaneçam armazenados no seu iPhone, eles podem ser abusados, pois registram informações detalhadas sobre os locais que você visita com frequência”.

Já as análises do iPhone, embora não possam ser usadas para identificar um usuário, ainda podem desembocar em algumas implicações de privacidade. O perfil termina dizendo que especialistas de segurança aconselham usuários a desativar esses dois ajustes.

Problemas com o app Tempo no watchOS 10

O watchOS 10 também recebeu a sua cota de bugs neste ano. Ainda segundo o 9to5Mac, usuários têm relatado que o sistema não consegue exibir informações sobre o clima em mostradores que contam com complicações do app Tempo (Weather).

Publicidade

Esse problema está presente tanto no watchOS 10.0 quanto no 10.0.1 e já foi relatado nos fóruns de suporte da Apple. Alguns usuários disseram, inclusive, que já esbarraram nesse bug outras vezes ao longo dos últimos anos, mas parece que a versão mais recente do sistema só piorou as coisas.

Ainda não está claro se a Maçã está ciente desse problema, mas já existe uma solução: segundo relatos, basta ir aos ajustes do Apple Watch no iPhone e, em seguida, nas configurações do relógio; por fim, é preciso desligar e ligar o botão que alterna entre os modos de 12 e 24 horas. Feito isso, as informações deverão voltar a aparecer normalmente.


Em todo caso, é só uma questão de tempo até que a Apple corrija esses dois (e outros) problemas. Qualquer novidade, é claro, comentaremos aqui no site! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rivos acusa Apple de impedir que funcionários migrem para startups

Próx. Post

iPhones 15 também podem se conectar à internet pela porta USB-C

Posts Relacionados