Dicas de alguns pequenos ajudantes para Mac destinados a designers e afins

Vou dar algumas dicas de apps leves e baratinhos — quando não, gratuitos —, mas que são uma mão na roda para poupar tempo. Espero que estes sejam apenas os três primeiros, então fiquem à vontade para indicar seus ajudantes por meio dos comentários. 😉

LittleIpsum

LittleIpsum

Na hora de montar um layout, o gerador de “lorem ipsum” ajuda muito. Apesar de tantos designers defenderem o uso de textos reais, em português, o lero-lero em latim pode vir a calhar nas primeiras fases do projeto.

É fácil encontrar tais geradores online, mas o LittleIpsum tem seus diferenciais: ele deixa um ícone de fácil acesso na barra de menu (menu bar) e numa interface bem criativa você pode escolher o número de palavras, frases ou parágrafos. Clicando, já vai para a área de transferência para ser colado onde precisar.

O pequeno [~400KB] LittleIpsum está disponível gratuitamente na Mac App Store.

Gradient

Gradient

Outro facilitador, o Gradient ajuda a montar códigos para o famoso *degradê* de cores em CSS3.

Ele custa US$5 na Mac App Store [1,4MB] e requer OS X 10.6 ou superior com processador de 64 bits.

Frank DeLoupe

Frank DeLoupe

Que cor é esta? Pelo ícone do app Frank DeLoupe, na barra de menu, você pode abrir um conta gotas, apontar um pixel exato na tela e saber sua cor de diversas formas (HEX, HSL, RGB, etc.).

O bacana é que ele pode ficar integrado ao Photoshop — nas versões atualizadas, é claro — e copiar a cor diretamente no editor. Mas esta não é a única maneira de “transportar” a cor desejada, pois há a opção de deixá-la (no formato selecionado) na área de transferência logo que o conta gotas é utilizado. Aí, é só colar onde for preciso.

O aplicativo custa apenas US$1 [1,1MB] e requer OS X 10.7 ou superior e processador de 64 bits.

Posts relacionados

Comentários