Apple supera Samsung no quarto trimestre de 2012 e pela primeira vez foi quem mais vendeu celulares nos Estados Unidos

Strategy Analytics - celulares

Ao contrário do que ocorre nos tribunais, é bonito ver o embate entre Apple e Samsung no mercado propriamente dito. Esse tipo de concorrência é sempre muito saudável e benéfica para o consumidor, que costuma obter produtos melhores mais rápido e preços mais baixos.

No quarto trimestre de 2012, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela Strategy Analytics, a Apple se tornou pela primeira vez na história a maior fabricante de celulares dos Estados Unidos.

Strategy Analytics - celulares

De um ano pra cá, as vendas de celulares no geral cresceram 4%, mas a fatia da Apple pulou de 25% para 34%, totalizando 17,7 milhões de unidades vendidas. Já a Samsung foi de 27% para 32%, com 16,8 milhões de aparelhos comercializados. Em terceiro lugar aparece a LG, que perdeu market share no período.

Apesar de o quarto trimestre em si ter sido positivo para o segmento, os três anteriores registraram quedas para a indústria. Com isso, o cumulativo do ano acabou sendo negativo: foram vendidos nos EUA 166,9 milhões de celulares, contra 186,8 milhões em 2011 — uma queda de 11%.

É importante notar que essa pesquisa engloba telefones celulares como um todo, e não só smartphones. A Samsung pode ter um portfólio imenso de produtos e derrotar a Apple em inúmeros outros mercados, mas nos EUA o reinado da Maçã é evidente.

Não é à toa que a sul-coreana continua dando indiretas em seus comerciais:

Para quem não entende inglês, o VT faz chacota com os ataques da Apple à Samsung por supostas violações de marcas e afins — desta vez, com a temática do Super Bowl. O problema é que ela faz os mesmos tipos de acusações contra a Maçã em outros processos, nenhuma das duas é santa nos tribunais.

Mas é assim mesmo, sempre quem está embaixo costuma atacar/dar indiretas nos líderes.

[via Bloomberg, VentureBeat]

Posts relacionados