App Store agora tem encurtador de URLs e notas em aplicativos/jogos mais populares

Star Trek com URL curta da App Store

Quem está chegando agora ao mundo iOS deve achar que a App Store sempre foi como é hoje, mas olhando para o passado é incrível ver o quanto a loja evoluiu. E, pensando assim, é bacana imaginar o quanto ainda pode evoluir.

Recentemente, a Apple implementou por lá mais duas novidades que devem interessar tanto a usuários quanto a desenvolvedores.

Encurtador de URLs

Há alguns dias, a Apple anunciou para desenvolvedores um novo tipo de URL curta a qual usa o domínio AppStore.com, que funciona inclusive de forma totalmente automática.

Para usar um desses links, basta colocar o nome do seu app ou da desenvolvedora após a URL — e o legal é que ele funciona mundialmente, redirecionando o usuário para a respectiva App Store ou Mac App Store do seu país.

Para quem quiser testar:

AppStore.com/MacMagazine

Curiosamente, ainda ontem à noite, durante o Super Bowl, um novo trailer do filmeStar Trek Into Darkness foi veiculado e, no finalzinho, uma tela já trouxe uma dessas novas URLs curtas:

Star Trek com URL curta da App Store

Aos interessados em saber detalhes de como a coisa funciona, a Apple publicou um documento bem objetivo e intuitivo. Caso existam dois apps de mesmo nome, por exemplo, a URL leva o usuário a um resultado de busca com ambos listados.

De acordo com a CNET, o domínio AppStore.com foi entregue de presente a Steve Jobs em 2008 por Marc Benioff, CEO da Salesforce. Esperem vê-lo sendo usado pra valer, a partir de agora.

Notas em apps populares

Depois de título, ícone, screenshots, descrição e reviews, a Apple está agora colocando em alguns aplicativos e jogos de sua loja uma área de “Notas” (“Notes”), conforme os dois exemplos a seguir:

Notas em appsNotas em apps

Ao que tudo indica, trata-se de um bloco de texto escrito pela própria equipe responsável pela loja, portanto não esperem vendo isso aparecer em todo e qualquer app publicado por lá, e sim apenas nos mais populares. Todos os que foram eleitos “Melhores de 2012”, por exemplo, contam com isso.

Conforme notou o iDownloadBlog, algumas descrições de apps são tão longas e confusas que um resumo/apresentação desse tipo acaba sendo muito bem-vindo.

Por enquanto a novidade só aparece pela App Store quando navegada por iGadgets, mas em breve ela deverá pintar também no iTunes. Também será interessante se isso for feito de forma localizada, de acordo com o idioma/país de cada usuário.

Posts relacionados