Apple lidera em vendas de smartphones e na entrega de vídeos sob demanda pela internet nos Estados Unidos

Família de iPhones - 5, 4S e 4

Se depender de dados compilados pelo NPD Group [1, 2], a Apple está muito bem posicionada em dois segmentos totalmente distintos nos Estados Unidos.

Vendas de smartphones

Corroborando uma pesquisa publicada há poucos dias pela Strategy Analytics, o NPD apurou que a Apple foi quem mais vendeu smartphones no quarto trimestre de 2012.

Família de iPhones - 5, 4S e 4

Seu market share caiu ligeiramente de 41% para 39% em um ano, mas ela ainda ficou bem à frente da Samsung, que foi de 21% para 30%. Mesmo com uma redução de 8% para 7% a Motorola assumiu a terceira posição, visto que a HTC despencou de 14% para 6% no mesmo período. A LG fechou o Top 5, subindo de 5% para 6%.

O ranking de aparelhos mais vendidos ficou assim:

  1. iPhone 5
  2. Samsung Galaxy S III
  3. iPhone 4S
  4. iPhone 4
  5. Samsung Galaxy S II

Ainda de acordo com o NPD, o iPhone 5 compreendeu 43% de todas as vendas de iPhones no quarto trimestre de 2012, o que mostra que as gerações anteriores têm mesmo muita força de vendas. Lá, todos eles são subsidiados pelas operadoras em planos com contratos mínimo de dois anos, o que faz o iPhone 4, por exemplo, sair de graça.

Essa nova pesquisa volta a mostrar que, claramente, consumidores americanos ainda dão uma forte preferência à Apple. Ainda assim, a fabricante sul-coreana já conquistou quase um terço do mercado por lá, o que é bem significativo.

Consumo de vídeo digital

De acordo com outra pesquisa do NPD, vídeos digitais compreendem agora 16% do total de gastos de consumidores americanos com consumo desse tipo de conteúdo — um aumento de 2 pontos percentuais em relação a 2011.

Integração do iCloud no novo iTunes

Dentro desse segmento, a iTunes Store lidera com folga, com 45% de market share. Em segundo lugar aparece o Amazon Instant Video, com 18%, depois o Vudu (15%) e o Zune (14%).

Mais impressionante que isso, claro, é ver que a venda de Blu-rays e DVDs ainda compreende 61% do total geral. Em 2011 eram 64%, mas ainda assim a queda foi bem pequena — talvez em parte devido a uma redução nos preços médios de Blu-rays, agora em US$19,97.

[via TechCrunch, AppleInsider]

Posts relacionados