Imagens escondidas no iOS 6.1 reaquecem rumores sobre serviço de assinatura da Apple

Ícone de rádio escondido no iOS 6.1

Um mês depois de surgirem as últimas especulações sobre o assunto, o 9to5Mac descobriu nos arquivos internos do iOS 6.1 — graças à recém-liberada ferramenta de jailbreak evasi0n — imagens de botões escondidas que podem ser o primeiro indício real de um serviço de assinatura da Apple na iTunes Store.

Publicidade

Elas mostram uma antena de rádio com um sinal de mais, e em seus nomes trazem a indicação “buy”, de compra.

Ícone de rádio escondido no iOS 6.1

Os arquivos foram encontrados dentro da estrutura do aplicativo Música (Music) de iPads, o que indica que a Apple pode estar mesmo se preparando para oferecer um serviço do tipo “iRadio”, em que usuários pagariam uma mensalidade e poderiam ouvir músicas à vontade na iTunes Store via streaming.

Publicidade

Evidentemente, para o pacote ficar completo é natural imaginar que a Apple ofereceria a assinantes algumas “estações” pré-definidas, separadas por bandas/artistas e gêneros musicais, por exemplo. É diferente do iTunes Match, que simplesmente dá acesso à biblioteca de músicas que o usuário *já possui* pela nuvem.

Não dá pra dizer que o descobrimento dessas imagens “confirma” os rumores e garante que a novidade será lançada em breve, mas os indícios são fortes e pesquisas comprovam que muita gente assinaria algo do tipo. Aliás, a própria popularidade de serviços como Pandora e Spotify já seria suficiente para a Apple se interessar pelo segmento. Nem todo mundo quer pagar pela aquisição individual e definitiva de álbuns e/ou faixas.

Ao que tudo indica, é só uma questão de a Apple ajustar os seus interesses comerciais com as gravadoras, para então poder liberar isso para o grande público.

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Posts relacionados