TAM inicia oficialmente uso do Passbook como cartão de embarque em todo o Brasil

Passbook da TAM num iPhone 4S

Passbook da TAM num iPhone 4SO MacMagazine adiantou em meados de janeiro que a TAM já estava testando o recurso Passbook do iOS 6, mas agora é pra valer: a partir de hoje, passageiros de todo o Brasil poderão usar o recurso como cartão de embarque em seus iPhones/iPods touch.

Ao contrário do que imaginávamos, o aplicativo que a TAM tinha na App Store não estava passando por uma atualização; ele foi retirado definitivamente da loja, pois a companhia aérea concentrará agora tudo no seu site mobile, acessado normalmente via tam.com.br por qualquer smartphone.

No caso de iPhones/iPods touch rodando o iOS 6.x, usuários que fizerem check-in poderão adicionar o cartão de embarque virtual no Passbook e usá-lo normalmente. E o melhor: depois que ele é inserido lá, o usuário nem precisa mais de uma conexão com a internet para acessá-lo.

“Nossos clientes que fazem check-in pelo celular agora têm mais uma opção para conseguir ainda mais agilidade no serviço. Ao utilizar o Passbook, eles terão o cartão eletrônico de embarque disponível de forma segura, prática e sustentável, já que dispensa a impressão em papel”, explicou Rodrigo Trevizan, diretor de vendas diretas da TAM Linhas Aéreas. Segundo a empresa, o uso de canais eletrônicos proporcionam uma economia média de 50% no tempo gasto em aeroportos para efetuar o embarque.

A concorrente GOL é outra que já está migrando para o modelo de cartões de embarque pelo celular, segundo noticiou recentemente o blog Melhores Destinos. No caso dela, porém, o sistema ainda funciona pelo app nativo [grátis; 5,6MB; requer o iOS 3.0 ou superior], não cobre o país inteiro e por enquanto não está integrado ao Passbook.

Estou doido para testar isso! 😉

Posts relacionados