O melhor pedaço da Maçã.

Opinião: por que a Apple poderá liberar em breve uma versão prévia do OS X 10.9 e novas versões do iLife e do iWork

Lynx (Lince)

No ano passado, a Apple pegou todos nós de surpresa. Logo na segunda semana de fevereiro, ela liberou silenciosamente a prévia do OS X Mountain Lion (10.8) para desenvolvedores — a versão final, para o grande público, chegou cinco meses depois. Dando uma de Mãe Dináh, prevejo que esse cronograma será mantido em 2013.

Publicidade

Lynx (Lince)

Lynx: será ele o novo bichano?

Em novembro passado, sites afirmaram ter registros de visitantes rodando a próxima versão do sistema desktop da Apple (10.9). Agora, segundo o AppleInsider, tais visitas aumentaram (e continuam crescendo), o que torna sugestiva a ideia de que a “maratona” de testes internos já está bem intensa e a liberação para desenvolvedores não deverá demorar muito.

Publicidade

Mas quais serão as novidades desse novo sistema? Mais uma vez, o foco da atualização deve ser o ponto que a Apple mais vem martelando nos últimos tempos: integração. Desta vez com uma estrela que a gente já conhece, mas que deve (ou deveria) amadurecer bastante nesse ano, a Siri. Sim, há muitos indícios — entre eles a evolução natural — para crermos nessa hipótese. Além disso, há alguns dias, conforme noticiou o TechCrunch, a Apple publicou na área “oportunidades” de seu site vagas para Engenheiros de Interface Siri com conhecimentos aprofundado em OS X. Sabemos que a Apple não precisa contratar novos engenheiros para levar a Siri ao sistema desktop, afinal, os que já estão lá poderiam muito bem estar trabalhando nisso, mas não deixa de ser interessante ver que ela está contratando ainda mais pessoas da área.

Se pensarmos bem, a Siri nos Macs poderá fazer tudo que ela faz hoje em iPads e iPhones/iPods touch. Na verdade, até mais! Recentemente, de acordo com o MacRumors, a Apple adquiriu e efetuou novos registros de patentes relacionadas às suas suítes iWork e iLife, o que corrobora que também devem estar nos planos da companhia uma atualização para elas — já estamos indo para o quarto ano sem atualização para o iWork e três para o iLife! Imaginem o que uma integração entre todos os iProducts, iWork/iLife e Siri ainda mais avançada poderão fazer!

iWork - OS X

Um fato curioso no que diz respeito ao iWork e ao iLife é que ambos foram trazidos em sua íntegra para o iOS. Hoje a versão móvel é, sob muitos aspectos, muito mais aperfeiçoada do que a versão para desktops e isso gera uma expectativa ainda maior para essa atualização, principalmente no que diz respeito a compatibilidade. Usuários que transitam arquivos por Windows, OS X e iOS conhecem bem um dilema que não deveria existir: a compatibilidade de arquivos Windows (Office) e Macs (iWork) é maior do que a compatibilidade dos arquivos do iWork em Macs e iGadgets. Isso precisa mudar!

iLife 11 em MacBooks Pro

Já em relação ao iLife, a versão para OS X parece jurássica comparada a versão para iOS, principalmente se tratando do iPhoto [US$15; 1,07GB; requer o OS X 10.7.5 ou superior]: se a Apple trouxer a interface e os gestos (com as funções inovadoras do iPhoto no iOS) para o Mac, isso por si só já valeria o upgrade. No entanto, uma repaginada no iMovie e GarageBand não seria nada mau, também.

Pessoalmente, eu não me surpreenderia se a Apple fizesse um evento especial focado em Macs — assim como fez em 2010, com o Back to the Mac —, e neste fosse apresentado além do muito aguardado Mac Pro, as atualizações para iWork e iLife, bem como, é claro, a prévia do OS X “Lynx” 10.9.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ OS X Mountain Lion 10.8.3 chega ao seu nono build interno de testes no Mac Dev Center

Próx. Post

Pesquisa indica que Apple e Samsung abocanharam 103% dos lucros do mercado de celulares em 2012

Posts Relacionados