O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: OS X 10.9 focará em melhorias que darão mais poder a usuários

OS X 10.9 Linx?

OS X 10.9 Linx?Fontes do 9to5Mac falaram sobre o que podemos esperar do futuro sistema operacional desktop da Apple, o OS X 10.9 (de codinome interno Cabernet).

Publicidade

De acordo com eles, o sistema não passará por uma grande reformulação — como a que vimos com a chegada do Leopard (OS X 10.5) e do Lion (10.7) —, focando-se em melhorias as quais darão mais poder a usuários. Um exemplo será um Finder mais parrudo (com a possibilidade de utilizar tags e a implementação de navegação por abas), um Safari mais rápido e eficiente, possibilidade de rodar apps em tela cheia em um ou mais monitores externos (algo já comentado por Craig Federighi), entre outras coisas.

Ainda segundo as fontes, o SO terá mudanças na interface — algo esperado, já que Jony Ive (chefão de design da Apple) é agora responsável também pelas interfaces humanas dentro da empresa —, porém nada muito drástico. Outra novidade poderá ser um novo sistema de multitarefa semelhante ao existente no iOS — que na verdade não é multitarefa de verdade, sendo “apenas” um gerenciador de aplicativos abertos o qual permite uma transição fácil entre eles. A ideia aqui seria pausar o funcionamento desses apps que não estão sendo utilizados, aumentando o poder de processamento das máquinas e o desempenho da bateria (no caso de notebooks, é claro).

O Xcode 5 também é aguardado para este ano — quem sabe até mesmo na WWDC 2013 —, trazendo as últimas novidades em desenvolvimento de software para a grande e crescente comunidade de desenvolvedores da Maçã. Contudo, não se sabe ao certo se a empresa vai mesmo lançar a Siri (assistente virtual presente no iOS) para OS X, algo já comentado no passado.

Façam as suas apostas! 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fetch: um mix de puzzle e aventura para o seu iPad

Próx. Post

Vídeo: confira o Google Now funcionando no iPhone e saiba mais sobre ele

Posts Relacionados