O melhor pedaço da Maçã.

Apple quer saber se você usa o cabo que veio com seu iPhone

A empresa também está avaliando a satisfação dos usuários com o Face ID
Shutterstock.com
Cabo Lightning da Apple

Em julho passado, falamos sobre uma pesquisa da Apple feita com alguns usuários, consultando-os sobre o uso (ou não) dos carregadores que vinham na caixa dos iPhones. Alguns meses depois, vimos o resultado disso tudo.

Publicidade

Agora, pelo visto, a Maçã está considerando (ainda que muito longinquamente) diminuir ainda mais a caixa dos seus smartphones.

Um leitor brasileiro do 9to5Mac enviou ao site uma pesquisa que recebeu da Apple com algumas perguntas interessantes. O leitor, que adquiriu um iPhone 12 Pro Max recentemente, foi consultado se já tinha usado alguns dos itens que acompanhavam o aparelho — ou seja, os adesivos da Apple, a ferramenta de ejeção do cartão SIM, o guia de boas-vindas e… o cabo de Lightning para USB-C.

Pesquisa da Apple sobre Face ID e cabo USB-C para Lightning

Obviamente, isso não significa que a Apple está ativamente planejando retirar também o cabo da caixa dos iPhones. Entretanto, a semente está plantada.

Face ID questionado

No mesmo email recebido, uma outra pergunta pode indicar possíveis planos (ou hipóteses) da Maçã. Em certo momento, a empresa questiona se o usuário está ou não satisfeito com o Face ID do seu novo iPhone; caso a resposta seja negativa, a Apple pergunta a razão — e o usuário pode dar uma das seguintes respostas:

Publicidade
  • Preocupações com segurança ou privacidade
  • Não gosto de ter de pegar meu telefone para usar o Face ID
  • Desempenho lento/com atrasos
  • Não detecta meu rosto em todas as situações (por exemplo, pouca luz, ângulos, deitado, com óculos de sol)
  • Prefiro o Touch ID
  • Não é confiável; nem sempre desbloqueia o iPhone
  • Outro (especifique)
  • Não tenho certeza

A pesquisa é um dos primeiros indícios de que a Apple pode, de fato, estar considerando outras opções de autenticação biométrica em futuros iPhones. Há pouco tempo, a transição do Touch ID para o Face ID parecia definitiva, mas o mundo mudou — passamos a usar máscaras ao colocar o pé fora de casa, o reconhecimento facial tornou-se significativamente menos efetivo e o burburinho para que a Maçã considerasse outras formas de autenticação aumentou progressivamente.

Pesquisa da Apple sobre Face ID e cabo USB-C para Lightning

O Touch ID, vale lembrar, está longe de morrer: ele continua lindamente vivo nos MacBooks Air/Pro e em alguns iPads — no iPad Air mais recente, inclusive, ele apareceu pela primeira vez no botão de liga/desliga do dispositivo, o que já pode indicar um caminho para futuros iPhones.

Ainda não sabemos como será o dia de amanhã: pode ser que a Apple simplesmente fique com o Face ID como opção única de desbloqueio nos iPhones, ou adote uma solução mista… ou mesmo dê uma reviravolta absoluta e troque o reconhecimento facial por algum outro método. Vamos ver.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nike Run Club ganha widgets para a tela inicial do iPhone

Próx. Post

Promoções na App Store: FoodyLife, Vekt, Pixelmator Pro e mais!

Posts Relacionados